Durante a gravidez, a pele necessita de ainda maiores cuidados. Caso contrário, pode deparar-se com certos problemas, depois do parto.
É proverbial o bom aspeto que acompanha a mulher grávida: uma pele radiosa, um cabelo brilhante… Efetivamente, nos primeiros meses de gestação, a pele costuma aparecer resplandecente e mais luminosa, devido à maior concentração de hormonas femininas. Deste modo, certos problemas cutâneos, como a acne, podem mesmo desaparecer durante alguns meses.
Mas a essa fase de esplendor costuma seguir-se outra em que a pele fica mais sensível, podendo apresentar-se áspera e opaca. Os ovários segregam grande quantidade de estrogénios e de progesterona, o que faz com que a epiderme se torne mais seca. Inclusive, em cútis sem problemas de secura, podem surgir casos de desidratação.
Além disso, a pele da grávida vê-se submetida, durante nove meses, a um alongamento contínuo, pelo que necessita de ajuda para manter a sua flexibilidade.
Exfoliação uma vez por semana
Por tudo isso, embora seja sempre necessário hidratar a pele diariamente, este hábito é ainda mais importante se está grávida ou se deu à luz recentemente.
O rosto é quem mais acusa a falta de hidratação, embora todo o seu corpo necessite de ser protegido. Para tal, uma suave exfoliação pode ser o primeiro passo.
Aconselhamos a utilizar, uma vez por semana, um produto exfoliante, de ação suave e hipoalergénica. Ao aplicá-lo, no duche, retiram-se as células mortas da superfície cutânea, estimula-se a circulação sanguínea e oxigena-se a epiderme, tanto do rosto como de todo o corpo. Assim, a pele respira melhor e qualquer produto que apliquemos resultará mais eficaz.
Hidratação diária
Hidratar deve ser o segundo passo. Um produto hidratante protegerá a pele do rosto e cuidará da elasticidade da epiderme de todo o seu corpo, face ao importante esforço a que se verá submetida, durante a gravidez. E o mesmo acontece no período de pós-parto.
A hidratação diária é o tratamento de beleza que proporciona melhores resultados com uma dedicação mínima. É uma questão de se habituar e acrescentá-lo ao ritual de higiene quotidiana.
Reforçar o peito e evitar as estrias
A partir do terceiro mês de gravidez, aconselhamos a acrescentar outro tratamento à sua higiene diária. Se quiser chegar ao parto sem as temíveis estrias, não pode passar sem a aplicação quotidiana de um creme especialmente formulado para aumentar a elasticidade da pele, sobretudo nas zonas que mais vão dilatar: ventre e coxas. Nem tão pouco um produto específico para o peito, para reforçar a estrutura cutânea e prevenir a flacidez dos tecidos desta zona.