O cansaço e a falta de vitalidade são uma constante ao final do dia? Há uma forma de ajudar a reforçar os níveis de energia. Trata-se de um suplemento natural com coenzima q10.
A coenzima Q10 é uma substância idêntica às vitaminas, que pode ser ingerida como suplemento diário e que veio tornar a vida mais fácil àqueles que vivem constantemente exaustos.
A coenzima Q10 contribui para o metabolismo celular, ajudando as células a transformar os alimentos que ingerimos em energia. Ou seja, um reforço natural e contínuo, o que não acontece com outros estimulantes, como o chá verde, o ginseng ou o café.
NÍVEIS DE Q10 DIMINUEM COM A IDADE
O Q10 é produzido no organismo (no fígado) e os seus níveis nos órgãos vitais atingem o máximo aos 20 anos, começando a diminuir progressivamente a partir desta idade. Mas só por volta dos 40-50 anos é que começamos a sentir como os nossos níveis de energia desceram consideravelmente. Um suplemento de Q10 pode compensar esta quebra, de forma natural.
ONDE PODEMOS ENCONTRAR Q10?
Esta substância está presente em alimentos como carne (principalmente de vaca e de porco), soja, sardinha e brócolos, mas a sua ingestão a partir da alimentação diária é limitada. Mesmo a partir de suplementos alimentares, pois nem todos os suplementos são igualmente eficazes.
A fórmula mais inovadora, que garante uma absorção superior, contém 100mg de Q10 sob a forma de microcristais dissolvidos em óleo vegetal e pode ser encontrada nas farmácias.
MEDICAMENTOS PARA O COLESTEROL
As estatinas são muito eficazes na redução do colesterol, mas têm uma série de efeitos secundários que podem ser contrariados, de forma eficaz, com a toma de um suplemento de Q10 em simultâneo com o medicamento.
O Q10 e o colesterol são sintetizados no fígado e partilham a mesma via bioquímica, e as estatinas atuam bloqueando esta via. Quando os níveis de Q10 descem, há o risco de surgirem efeitos secundários que ocorrem quando as células do organismo subitamente começam a produzir muito pouca energia.
Redução de 50% dos níveis de Q10
Estudos mostram que as estatinas podem reduzir para metade os níveis de Q10 na circulação sanguínea, no espaço de poucas semanas depois de iniciar a terapêutica.
Sabe como isto pode afetá-lo? As pessoas que tomam medicação para o colesterol têm mais necessidade de Q10.
Saiba mais em www.q10.pt