Chegou a Portugal a primeira máquina de ressonância magnética dinâmica totalmente aberta, que permitirá aos pacientes um maior conforto durante este exame médico. Apesar de já existirem máquinas parcialmente abertas no mercado português, a RMN Dinâmica permite que o exame seja realizado nas posições em que a dor aparece ou se agrava, como sentado, inclinado ou em pé além de que a parte superior do aparelho é aberta. Nos exames habituais acontece o contrário, com o doente a ser estudado enquanto está deitado, o que na maioria dos casos é a posição de menor dor mesmo em máquinas parcialmente abertas.

Este novo aparelho é completamente aberto, proporcionando assim uma melhor experiência ao doente, sobretudo ao que sofre de claustrofobia e pânico, uma vez que permite realizar o exame mantendo a visão completamente livre.

Até ao momento, esta máquina existe apenas na Clínica Praxis, do Porto, e representou um investimento total de dois milhões de euros.

Este espaço é especialista em problemas de coluna, no entanto, este exame pode ser feito por pacientes que apresentem sintomas de outras patologias do sistema musculoesquelético, desde que devidamente requisitado pelo médico que acompanha o seu estado clínico.

“Trata se de uma ressonância inovadora, única na Península Ibérica, que ao fazer exames em várias posições, permite descobrir patologias que passam despercebidas nos exames normais, os quais são realizados sempre com o doente deitado, posição em que muitas vezes não tem do”, explica o Dr. Sérgio Moreira, neurocirurgião na Clínica Praxis.