No início de cada novo ano, muitos de nós sentem-se mais motivados para implementar novos hábitos e rotinas mais saudáveis. E porque, em questões de saúde, mais vale prevenir que remediar, o ideal é começar por um check-up preventivo.

Artigo da responsabilidade da Dra. Sofia Carvalho Pinto. Médica certificada em Longevidade e Modulação Hormonal. Consulta de Medicina Preventiva na Clínica Pilares da Saúde

 

A esperança média de vida tem aumentado nas últimas décadas, o que significa que temos vivido mais anos. No entanto, estes anos não significam necessariamente anos vividos com qualidade.

Atualmente, assiste-se a um aumento do número de anos vividos com patologias e incapacidades. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, doenças originadas maioritariamente pelo estilo de vida, como a diabetes e as doenças cardiovasculares, são responsáveis pela morte anual de cerca de 41 milhões de pessoas ou, por outras palavras, por 71% de todas as mortes.

Assim, torna-se imperativo refletir sobre estes números e perceber o que podemos fazer para detetar precocemente sinais e sintomas que surjam, retardando ou mesmo evitando a instalação de doenças preveníveis.

PAPEL DA MEDICINA PREVENTIVA

É neste contexto que entra em cena a Medicina Preventiva, cujo objetivo é – como o nome deixa adivinhar – prevenir, dentro do possível, as doenças que surgem com o envelhecimento, mantendo a saúde a nível físico, mental e social, e proporcionando, consequentemente, mais qualidade de vida

Se conseguirmos detetar precocemente as patologias que já se tenham desenvolvido no organismo, dando sintomas ou não, torna-se mais fácil agir para impedir o seu avanço.

Ao mesmo tempo, quem não tem sintomas pode fazer por otimizar a sua saúde, pois esta não é somente ausência de doença, mas também viver no nosso melhor.

O check-up preventivo incluído numa consulta de Medicina Preventiva deve englobar as componentes que a seguir descrevo.

Leia o artigo completo na edição de janeiro 2025 (nº 356)