Alimentação e desporto: o que comer?

Muitos praticantes de exercício físico têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de assegurar as reservas energéticas e manter o bom estado de saúde. Este artigo explica como deve ser feita a ingestão de nutrientes antes, durante e após os treinos.

 

Antes de mais, é de referir que as informações descritas neste artigo são de caráter informativo, fundamentadas na literatura atual referente à nutrição no desporto, não tendo por intuito contrapor ou contradizer os planos alimentares individualizados prescritos por nutricionistas. Estratégias nutricionais mais específicas devem ser prescritas por nutricionistas especializados em desporto.

A nutrição é fundamental para todo o tipo de atletas, não só para “modelar” o corpo, como também para melhorar o desempenho desportivo. Mas vai muito mais além disso: é um fator preponderante para a manutenção do bom funcionamento orgânico.

Para que estes fenómenos aconteçam, a proporção entre os nutrientes deve ser equilibrada e adequada ao gasto energético diário do indivíduo. Proteínas, hidratos de carbono, gorduras (macronutrientes), vitaminas, sais minerais (micronutrientes) e água devem interagir em perfeita sintonia, maximizando os efeitos desejados. Desequilíbrios, excessos ou carências de nutrientes atrasam e comprometem a aquisição dos objetivos e a saúde em geral.

Leia o artigo completo na edição de novembro 2021 (nº 321)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here