Nos meses de verão, altura de férias por excelência, é certo que passamos mais tempo fora de casa. Para garantir que a higiene oral não sai prejudicada, especialistas  em Odontologia deixam cinco cuidados simples, mas essenciais, para manter um sorriso bonito e saudável.

1. Beba muita água

Beber muita água, diariamente, é fundamental para o bem-estar e saúde de todo o corpo, sobretudo durante a época de calor. Também para a saúde oral em específico a ingestão de água é importante, já que humedece a boca, prevenindo o mau hálito (a boca seca é uma das principais causas de mau hálito), e reduz a aglomeração de bactérias na placa dentária. Ande sempre com uma garrafa de água e, após as refeições, aproveite para também bochechar um pouco.

2. Tenha sempre um kit de limpeza na mala da praia
Com as idas à praia e não só, tendemos a não lavar os dentes com a regularidade ideal.  Embora possa encontrar algumas alternativas que ajudem a limpar os resíduos de alimentos acumulados, como diz o ditado popular “pessoa prevenida vale por duas”, por isso, esteja sempre preparado com um kit de limpeza com escova e pasta de dentes e aproveite todas as oportunidades para ir à casa de banho refrescar os seus dentes e boca.

3. Opte por refeições leves, mas equilibradas

Entre passeios pela natureza e tardes de piscina, acabamos por escolher refeições mais leves e rápidas. Ainda assim, há que não esquecer o seu valor nutricional. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e baixa em açúcares, também contribui para proteger os dentes e as gengivas. Se, por um lado, as fibras só por si ajudam a eliminar resíduos de alimentos da superfície dentária, por outro, ao limitar os açúcares estamos simultaneamente a minimizar a probabilidade de desenvolver cáries. Além disso, é de evitar refeições pesadas, sobretudo se vamos ficar deitados a apanhar sol, diminuindo o ritmo da digestão, para controlar o nível de acidez que se gera na boca e no estômago e que pode danificar o esmalte dentário.

4. Coma gelados à sobremesa e não ao lanche
No verão, o apetite por gelados cresce, sendo a opção predileta para muitos lanches. Contudo, é preferível comer um gelado junto com as refeições. Se ingeridos isoladamente, os gelados, por serem doces, fazem com que o pH da boca diminua, enquanto que se forem consumidos com outros alimentos tornam-se menos agressivos e a boca recupera o seu pH natural mais rapidamente, não desgastando os dentes.

5. Use fio dentário diariamente
Se o fio dentário já é recomendado ao longo do ano, nesta estação, em que andamos sempre de um lado para o outro, muitas vezes lavando os dentes apenas de manhã e à noite, revela-se indispensável. Ao fim do dia, para assegurar a correta higienização oral, acompanhe a lavagem dos dentes – que deve ter a duração de dois minutos – com o uso de um bom fio dentário, maleável e resistente, que permita limpar entre os dentes, indo até às gengivas. Preste atenção tanto aos dentes da frente como aos laterais, onde, habitualmente, se acumulam mais resíduos de alimentos.

Além destas dicas, é importante manter sempre na agenda uma visita semestral ao dentista para limpeza e check-up. Afinal, uma boca saudável conduz, por sua vez, a uma vida mais saudável e confiante.

Fonte: Impress, clínica especializada exclusivamente em ortodontia invisível