A pele é o maior órgão do corpo humano e é aquele que estabelece a barreira entre o nosso corpo e o meio ambiente exterior. E se esta barreira falha?
Quando a barreira cutânea se vê enfraquecida, a pele torna-se seca, frágil e descamativa, com tendência à vermelhidão, áspera e com comichão. Pode mesmo abrir gretas ou fissuras e originar dor.
Na realidade, há inúmeros fatores que condicionam a eficácia desta barreira. As condições climáticas extremas (ar seco, vento), a exposição solar excessiva e o uso de sabões e detergentes desengordurantes são exemplos de condicionantes externos que reduzem a eficácia da barreira cutânea contra as agressões, ao diminuir a quantidade de lípidos da camada córnea e a coesão entre as células.
Mas também há condições fisiológicas, internas, que contribuem para o aparecimento de pele seca, como a idade, a área do corpo (é mais seca nas pernas, por exemplo) e algumas predisposições genéticas (a atopia, por exemplo).
Por tudo isto, é muito importante ajudarmos a restaurar a nossa barreira cutânea diariamente. Seguem-se 10 cuidados especiais para prevenir e tratar a pele seca.
- Beba muita água
Lembre-se que o seu corpo é composto por cerca de 70% de água. Se a sua pele se apresenta seca, procure beber líquidos abundantes, para lhe proporcionar a humidade adequada desde o interior. Se não gosta de beber água natural, experimente dar-lhe um toque de sabor, adicionando uma rodela de limão, lima ou laranja e umas folhas de hortelã fresca. Em alternativa, beba chás ou infusões quentes, que são muito aconchegantes nesta época do ano.
- Ingira gorduras saudáveis
Na sua alimentação deve existir uma boa proporção de ácidos gordos essenciais, ou seja, gorduras saudáveis. As melhores são as fornecidas pelo azeite virgem, o abacate e as nozes.
- Proteja-se do frio
Tente evitar as mudanças bruscas de temperatura (de um ambiente aquecido para o frio da rua, sem o devido agasalho). Proteja-se sempre do frio e do vento, elementos que pioram o aspeto áspero e ressequido deste tipo de peles. O ideal seria ter um humidificador em casa e outro no emprego.
- Limpeza suave
Não use sabonetes nem loções de limpeza facial bactericidas. Não são adequados para as peles secas (embora o sejam para as peles de tipo gorduroso), dado que as ressecam ainda mais e desequilibram a flora. Escolha, antes, um produto com textura cremosa, que mantenha a flexibilidade da pele.
- Use água tépida
Para lavar a cara, use sempre água tépida. Se estiver muito fria, seca a pele; se estiver quente, provoca maior irritação. Durante o banho, além de usar água tépida, não fique demasiado tempo “de molho”. Lembre-se de que não deve propiciar a desidratação da pele.
- Não esfregue a pele
Ao sair do duche, não esfregue a pele com a toalha. Seque-a, antes, com muito cuidado, aplicando toques suaves com a toalha, até que a pele fique ligeiramente húmida. Em seguida, aplique o creme hidratante.
- Escolha um bom creme hidratante
Nunca prescinda de um bom creme hidratante, já que sem ele sentirá muito maior aspereza e desconforto. Escolha um do tipo humectante (capaz de atrair e reter a humidade) e emoliente (inibe a perda de humidade e tem um efeito suavizante). São bastante adequados os cremes à base de cacau e manteiga de karité, bem como os geles que têm na sua composição óleo de amêndoas e abacate. Mas em todas as estações surgem cremes com novos ingredientes, de eficácia igualmente comprovada.
- Esfolie, mas com cuidado
A pele seca também se pode esfoliar, para sempre com um produto suave, que não acentue a sua aspereza. Os esfoliantes mais eficazes são os elaborados a partir de ingredientes naturais, como a aveia, a calêndula, a água de rosas ou o óleo de amêndoas doces.
- Sauna facial
Uma vez por semana, aplique uma sauna facial. Prepare-a adicionando a um recipiente com água a ferver duas colheres de camomila seca, pétalas de rosa secas e uma colher de óleo de amêndoas doces. Cubra a cabeça com uma toalha e debruce-se sobre o recipiente, durante 10 minutos, para receber o vapor perfumado diretamente no rosto. Por fim, enxague com água tépida.
- Bardana purificante
A infusão de bardana (Arctium lappa) ajuda a limpar o sangue e a purificar o organismo. Tome-a várias vezes ao dia, durante uma semana, e repita o processo a cada início de estação. Este procedimento melhora a circulação sanguínea e desintoxica o sangue, preparando o organismo para absorver mais nutrientes para a pele.