É já no próximo domingo, dia 18 de maio, que a cidade de Lisboa vai receber a 2ª edição da Corrida e Caminhada Solidária pela Saúde Mental, evento que se realiza no Parque Florestal de Monsanto, com o objetivo de sensibilizar para a importância da saúde mental e angariar fundos para instituições de solidariedade social que atuam nesta área.

Este evento contará com a presença da atleta e embaixadora da iniciativa, Vanessa Fernandes, que se juntará à causa, oferecendo o seu apoio e participação.

A Corrida e Caminhada Solidária pela Saúde Mental é organizada pelo Rotary e conta com a colaboração técnica da Xistarca.  Com esta iniciativa, o Rotary assume um papel mobilizador de unir a comunidade em torno de um tema que é transversal a todos nós, enfatizando a importância de cuidarmos de nós próprios e dos outros.

O evento está aberto a participantes de todas as idades e níveis de preparação física, disponibilizando duas opções de participação: uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km.

A atleta Vanessa Fernandes, que se tornou referência no mundo do triatlo, afirmou: “A saúde mental é um tema muito próximo de mim. No meu percurso, passei por momentos muito difíceis, e acredito que é fundamental falarmos abertamente sobre isso. A minha participação nesta corrida é uma forma de dar visibilidade a essa luta e de apoiar as instituições que trabalham todos os dias em prol de quem precisa”. Vanessa Fernandes quer dar voz através da corrida e do movimento ao tema saúde mental, onde acredita que “união e inclusão são pilares de uma forte solução para esta travessia em direção ao nosso forte saudável e único potencial”.

Um destaque especial para as palavras do prestigiado psiquiatra, Prof. Dr. Daniel Sampaio, a propósito desta Corrida e Caminhada Solidária pela Saúde Mental: «Mexa-se, pela sua Saúde Mental! Mais atividade física, menos ansiedade!».

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online. Os fundos angariados com as inscrições, apoios e patrocínios serão distribuídos por várias instituições que trabalham na área da saúde mental, incluindo: GAC – Grupo de Ação Comunitária, GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, e ADEB – Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares.