Muitas pessoas pensam que a educação da criança começa na escola ou a partir do momento em que ensaiam as primeiras palavras. No entanto, a maioria dos pedagogos defende que o ensino deve iniciar-se logo após o nascimento.
Dos 0 aos 12 meses
Início do movimento
A partir dos 3 meses de vida, o bebé exercita braços e pernas até dominar os seus primeiros reflexos. Se aproximar do bebé brinquedos de diferentes texturas, o seu esforço para os aproximar da boca terá êxito. Rapidamente, ele torna-se um perito a explorar tudo com a boca. Em poucos meses, aprenderá a largar a caixa de música à qual antes se agarrava involuntariamente. Ver, apontar e agarrar com a mão merecerá todo o seu empenho e este esforço levá-lo-á um dia, com surpresa, a girar sobre si próprio e a ficar de barriga para baixo.
Antes que se dê conta, o pequeno sentir-se-á como peixe na água de barriga para baixo. Sacudindo pernas e braços, aprenderá a coordenar as extremidades, até girar sobre o umbigo. Desta posição, o mundo alarga-se perante ele e não descansará enquanto não chegar, arrastando-se, a tudo o que vê em seu redor. Já tem 7 meses!
A prática e a força adquiridas nas pernas e nos glúteos permitirão ao bebé, por volta dos 10 meses, elevar o abdómen e gatinhar por toda a casa. Será, então, imparável.
Regra de ouro – Assegure-se que o bebé gatinha com à vontade, antes de o incitar a pôr-se de pé.
Início da compreensão
O mundo do bebé enche-se de novos sons e os primeiros que ouviu – a voz da mãe, a do papá, a música, etc. – tornam-se, agora, mais potentes, claros e nítidos.
Por volta dos 10 meses, começará a assimilar a língua materna e perderá a habilidade para diferenciar os sons que não pertençam à sua própria linguagem.
Desde os primeiros meses, o pequeno brincará emitindo sons e repetirá, sem descanso, se lhe acompanhar o jogo e reagir a eles. Os tons agudos, que chamavam a sua atenção nos primeiros meses, já não são necessários agora. O seu rosto atento e o respetivo sorriso dão pistas sobre como lhe falar. É surpreendente como, tão pequeno, o bebé já identifica as pessoas mais chegadas pelo nome, dirigindo-lhes o olhar quando as nomeamos.
Regra de ouro – Estimule a fala e a imitação.
Idade da descoberta
Por volta dos 8 meses, o pequeno parece mais concentrado. Já não se contenta em bater e chupar: agora interessam-lhe efeitos mais complicados, como atirar coisas ao chão! É capaz de procurar objetos escondidos e os seus jogos favoritos são os clássicos: “cu-cu”, “a galinha pôs um ovo…” e outros semelhantes.
É, também, o momento de proteger as esquinas, bloquear portas de armários e tapar tomadas, pois a criança chega, gatinhando, a todos os cantos da casa.
Começa a familiarizar-se com as primeiras proibições, entendo o significado de um “não!” sério e firme. Em geral, ele observa e volta ao ataque, olhando-nos fixamente, para comprovar que entendeu exatamente a que se refere.
Regra de ouro – Se proibir algo, mantenha-se firme.
Medo dos estranhos
Entre os 9 e os 12 meses, os bebés começam a distinguir entre as pessoas conhecidas e as desconhecidas. Durante os três primeiros meses, o pequeno sorria perante qualquer imagem; em seguida, só o faz diante de pessoas reais.
Dos 7 aos 9 meses, descobre as outras crianças, toca-as, tenta provocar reações nelas e pode expressar alegria, medo, repulsa ou surpresa. Mas a partir deste momento, parece reservar os seus sorrisos para os mais chegados, especialmente a mãe. Por isso, deve transmitir-lhe alegria e confiança, quando estiver com estranhos.
Regra de ouro – Quando tiver de deixar o seu filho ao cuidado de outra pessoa, despeça-se dele com carinho, rapidamente e transmitindo-lhe tranquilidade.