Perseguir uma bola com uma raqueta – seja profissional ou comprada no hipermercado – pode ser muitíssimo divertido. Assim o confirma o grande número de pessoas que praticam este tipo de desportos, em todo o mundo. De entre todos eles, o ténis é o que tem mais seguidores. Mas nos anos mais recentes, tem sido o padel aquele que mais praticantes tem atraído, sendo hoje um verdadeiro desporto da moda. Recentemente, chegou a Portugal uma alternativa mais… light!

Embora o padel possa ser jogado por pessoas de todas as idades e as paredes constituam uma certa ajuda, a verdade é que a sua prática pode tornar-se bastante intensa, com trocas da bola prolongadas, arranques súbitos e constantes mudanças de direção.

Para quem adora desportos de raqueta, mas procura uma alternativa “light”, o pickleball pode ser a escolha perfeita. O desporto foi criado por dois amigos, em 1965 (curiosamente, é mais antigo que o padel) nos Estados Unidos. Eles tiveram a brilhante ideia de irem jogar para um campo de badminton que tinham no quintal com umas raquetes de ping-pong e umas bolas de plástico… Dois anos depois, o primeiro campo de pickleball foi desenhado e instalado e o desporto oficializado.

Muito popular nos Estados Unidos, onde existem inúmeros torneios, a modalidade tem sentido uma evolução lenta fora do Continente Americano, muito por culpa, também, da aceitação do padel. Ainda assim, calcula-se que sejam mais de 5 milhões os praticantes em todo o mundo.

Em Portugal, o pickleball ainda está numa fase introdutória, mas com um rápido crescimento e vários campos distribuídos pelo País.

O pickleball é frequentemente descrito como uma mistura de ténis e ping-pong. Joga-se com uma raqueta em que dois (singles) ou quatro (pares) jogadores tentam devolver uma bola de plástico perfurada e oca, passando-a sobre uma rede de 86 cm, até que um dos lados não consiga devolver a bola ou cometa uma falta. Pode ser jogado em campos cobertos fechados ou ao ar livre.

Tem as suas regras mais específicas em termos de serviço e pontuação, mas depois de dois sets (ou três, se houver empate), o vencedor será aquele com uma diferença a seu favor de dois pontos.

Os fãs do jogo afirmam que é viciante, em parte porque é fácil de jogar, mas também porque o desafio aumenta à medida que as habilidades melhoram. Por outro lado, é um desporto muito social e esta talvez seja a principal razão pela qual as pessoas se interessam por ele.

Leia o artigo completo na edição de novembro 2023 (nº 343)