Vinte e três por cento das mulheres em Portugal assume que se sentem envergonhadas quando se fala em necessidades fisiológicas e idas à casa de banho. Estes são os dados de um estudo encomendado por Dulcolax* e que revela ainda que 77% das mulheres inquiridas já sofreram de obstipação e que mais de um quarto (27%), com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, acredita que este tabu foi provocado pela forma como foram educadas durante a infância.
Dulcolax está a desafiar os mitos associados ao da “princesa perfeita”, neste caso as mulheres portuguesas, para eliminar o tabu das idas às casas de banho e ajudar a quebrar o ciclo geracional da vergonha da casa de banho com um livro muito peculiar: “A Princesa e o Cocó”.
A pesquisa revela ainda que 38% das inquiridas concorda que os homens e as mulheres são tratados de forma diferente durante a infância quando se trata de falar sobre cocó. Vinte e três por cento dos pais assume que é mais aceitável que os rapazes falem sobre as idas à casa de banho do que com as raparigas.
O livro “A Princesa e o Cocó” descreve 36 situações, ao jeito de conto de fadas, nas quais as mulheres devem interromper as suas tarefas quotidianas se sentirem vontade de ir à casa de banho. O objetivo final é sensibilizar para a obstipação, problema que pode ter consequências a longo prazo se as pessoas (homens e mulheres) evitarem constantemente idas à casa de banho em locais nos quais não se sentem confortáveis. Por outro lado, Dulcolax pretende ajudar a normalizar as conversas entre mulheres e entre pais e filhos, em especial filhas, para que ninguém se sinta constrangido e deixe de ir à casa de banho quando precisam, antevendo o risco da prisão de ventre.
*A metodologia do estudo é baseada no inquérito a 1.000 mulheres portuguesas (com 18 anos ou mais) e 1.000 pais em Portugal com filhas, realizado pela Toluna. Os dados foram recolhidos durante o mês de abril de 2024.
Ansiedade Social
Se está a lutar contra a ansiedade, o embaraço ou a vergonha em relação às idas à casa de banho fora de casa, seja nos locais de trabalho ou em casa de outras pessoas e se isso afeta o seu quotidiano, procure um terapeuta que o possa ajudar. A ansiedade em torno da utilização da casa de banho é comum a muitas mulheres e, muitas vezes, muito comum a pessoas que sofrem de ansiedade social.
A Princesa e o Cocó
O livro A Princesa e o Cocó foi lançado no dia 8 de outubro na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, onde se encontra para consulta a versão impressa. Até ao final do ano, é provável que os leitores o encontrem nos restantes espaços que integram a Rede Pública de Bibliotecas de Lisboa.
No entanto, estes contos de fadas estão acessíveis ao público em geral na sua versão digital em https://www.dulcolax.com/pt-pt/princesastambemfazemcoco/?
Advertências e Precauções: Dulcolax® (Bisacodilo) para a obstipação. Não tomar diariamente por longos períodos. Leia o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o médico ou farmacêutico. (6.0) MAT-PT-2400163 (1.0) julho 2024
You must be logged in to post a comment.