Se sofre de dores nas articulações, conheça a solução natural para tratar a cartilagem degradada.

 

Por vezes, tem dores quando subitamente se levanta da cadeira ou quando sobe ou desce escadas? Provavelmente, está a sentir os efeitos de osteoartrose, deterioração progressiva da cartilagem articular, que surge com a idade e provoca atrito ósseo e dor. Normalmente, a cartilagem serve de amortecedor ao choque e ao atrito, mas quando se desgasta perde a capacidade protetora. Mas isto pode ser evitado – sem medicamentos ou cirurgia.

GLUCOSAMINA E CONDROITINA: A SOLUÇÃO NATURAL PARA A CARTILAGEM DEGRADADA

A ciência descobriu que a combinação de sulfato de glucosamina e condroitina permitem travar a deterioração da cartilagem articular e até recuperar parte da cartilagem degradada.

A glucosamina é extraída do marisco (normalmente, da casca do camarão), ao passo que a condroitina é produzida a partir da cartilagem do tubarão ou pode ser de origem bovina.

Quando tomadas na forma de sulfato como suplemento, favorecem a síntese da cartilagem, deste modo impedindo a progressão da degradação da cartilagem articular.

Há alguns anos, um grupo de médicos reumatologistas e de outros profissionais de saúde europeus decidiu fazer uma revisão de todos os estudos científicos realizados com o sulfato de glucosamina. E ficaram admirados com a solidez e a amplitude da documentação, pelo que decidiram recomendar o sulfato de glucosamina como terapêutica de primeira linha do tratamento da osteoartrose do joelho, ligeira a moderada.

MELHORES EFEITOS COM SELÉNIO?

Recentemente, a ciência tem-se concentrado no selénio, um oligoelemento essencial que, ao que tudo indica, tem importância na fase inicial da osteoartrose.

Num estudo americano, com 940 participantes, investigadores concluíram que as pessoas com os níveis mais elevados de selénio apresentavam uma redução de 40% do risco de desenvolver osteoartrose do joelho, quando comparando com as pessoas que tinham níveis mais baixos.

Dado o baixo teor de selénio nos solos europeus, os cereais cultivados em Portugal são, também eles, pobres em selénio.

Solução altamente eficaz

Atualmente, é seguro afirmar que o sulfato de glucosamina, juntamente com o sulfato de condroitina, é uma solução altamente eficaz e com efeitos comprovados na prevenção e tratamento da osteoartrose. E o selénio, um micronutriente essencial, tem uma função protetora.

Ao adquirir um suplemento, escolha aquele que combina estas substâncias e certifique-se que contém uma dose diária de 800mg de sulfato de condroitina (a dosagem que demonstrou resultados nos estudos científicos).