Quando a mulher atinge a idade da menopausa, ainda tem pela frente várias décadas de vida, as quais devem ser desfrutadas com a melhor saúde possível. Para isso, importa conhecer os novos riscos e fazer as suas opções, no que respeita aos hábitos de vida e às soluções terapêuticas.

Todos os dias, milhões de mulheres entram nesta fase vital da vida que é a menopausa. No entanto, muitas ainda não estão bem conscientes das maravilhosas oportunidades para valorizar a respetiva saúde e qualidade de vida.

Assim, os especialistas em menopausa desafiam todas as mulheres com 45 ou mais anos a falarem com o seu médico, sobre o seu historial de saúde, o risco de doenças, os benefícios e riscos da terapia de substituição hormonal e os passos a tomar para poder controlar a sua saúde.

DÉFICE DE ESTROGÉNIOS

Durante a menopausa, o corpo da mulher reduz a produção de hormonas dos ovários, nomeadamente estrogénios, que pode estar associada a sintomas como afrontamentos, secura vaginal e perturbações do sono, entre outros.

A perda de hormonas a longo prazo também pode estar associada a um conjunto de doenças graves, incluindo a osteoporose e certas doenças cardíacas. Vejamos alguns desses sintomas e doenças:

  • Afrontamentos, por vezes acompanhados de suores e rubores, são a resposta do corpo à queda dos níveis de estrogénios. Durante um afrontamento, que tipicamente dura entre 30 segundos a 5 minutos, a coração bate mais rápido e a temperatura da pele sobe.
  • Relações sexuais dolorosas, devido à secura ou atrofia da vagina, são causadas pela descida dos níveis de estrogénios.
  • Metade das mulheres com mais de 50 anos acaba por sofrer fraturas ósseas causadas por osteoporose.
  • Estudos concluíram que mais de metade das mulheres não sabe que a menopausa está associada a um aumento do risco de doença cardíaca. No entanto, as doenças cardiovasculares – maioritariamente enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral – são, atualmente, a maior causa de morte no mundo. A incidência de doenças cardíacas é, por exemplo, muito superior à do cancro da mama.

ACONTECIMENTO NATURAL

O termo menopausa refere-se apenas ao fim da menstruação. Deriva das palavras gregas para “mês” (men) e “fim” (pausis). A menopausa é um acontecimento natural na vida da mulher, que resulta do decréscimo na produção de hormonas sexuais pelos ovários – estrogénio, progesterona e testosterona. Estas hormonas permitem à mulher engravidar, originam a menstruação e afetam muitas outras funções do corpo, tais como o sistema circulatório, o sistema urinário e os ossos.

Embora algumas mulheres não sejam afetadas pelos sintomas da menopausa, para outras os sintomas podem durar vários anos, normalmente entre os 45 e os 55 anos.

A maioria das mulheres pode sentir o aproximar da menopausa quando o seu período menstrual se começa a alterar. A menopausa é confirmada quando uma mulher não é menstruada por um período de 12 meses consecutivos. No entanto, a idade e a duração da menopausa variam de mulher para mulher.

Leia o artigo completo na edição de outubro 2023 (nº 342)