O marisco é, sem dúvida, uma das mais apreciadas iguarias da gastronomia portuguesa, especialmente durante as estações mais quentes, que pedem convívios entre amigos. Uma boa mariscada, regada com uma bebida bem fresca, na melhor companhia, é certamente uma das melhores imagens de umas férias bem passadas.
Portugal, com uma extensa costa, tem acesso privilegiado a uma enorme variedade de marisco fresco. Desde o Algarve até ao Minho, os mercados e marisqueiras oferecem produtos capturados no próprio dia, o que garante uma qualidade ímpar e sabores autênticos. A tradição de bem comer marisco está enraizada na cultura gastronómica nacional e é celebrada em festivais locais, como o Festival do Marisco em Olhão, entre vários outros.
Além disso, o marisco português destaca-se não só pela qualidade da matéria-prima, mas também pela diversidade de formas como é preparado. Há os que defendem que quanto mais simples a preparação, melhor saboreamos o gostinho do mar. Mas também há quem goste de variar, arriscar e explorar novas combinações e formas de cozinhar.
Esta edição da COZINHA SAUDÁVEL – da mesma editora da SAÚDE E BEM-ESTAR – serve a ambos. Trazemos-lhe uma edição com sugestões variadas, simples ou mais sofisticadas, tudo para trazer cor, frescura e sabor à sua mesa.