Em prol das Terapêuticas Não Convencionais

0

A E.S.M.O.T. – Escola Superior de Medicina Oriental e Terapêuticas – é um estabelecimento de ensino particular, vocacionado para a formação profissional nas áreas da saúde com abordagem na Medicina Oriental. Dirigida pelo Dr. José Duarte e pela Prof.ª Marina Duarte, a E.S.M.O.T. é uma entidade formadora, há mais de dez anos, das mais representativas da Medicina Natural, pertencente atualmente ao grupo da CESTNC – Cooperativa de Ensino Superior de Terapêuticas Não Convencionais e reconhecida pela APAOTMA – Associação Portuguesa de Acupuntores, Osteopatas e Técnicas Manipulativas.

Gerar e difundir conhecimentos de saúde, Medicina Oriental e de outras Terapêuticas Não Convencionais que contribuam para o avanço científico dos profissionais desta área, bem como formar profissionais com elevada competência técnico-científica e clínica, é a missão da E.S.M.O.T..

Com o objetivo de proporcionar a todos os interessados a frequência dos nossos cursos, criámos horários abrangentes: regime de formação geral, regime noturno e regime intensivo de formação geral (fim de semana).

Lecionamos cursos com duração de 4 anos em moldes semelhantes ao Ensino Superior, tais como, curso de Acupuntura e Fitoterapia, curso de Naturopatia e Medicina Holística, curso de Medicina Tradicional Chinesa e outros cursos de menor duração.

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA

No passado mês de setembro, a E.S.M.O.T. promoveu, em parceria e nas instalações da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, uma conferência científica intitulada: “A Investigação Científica em Terapias Não Convencionais“.

Foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos nas Terapêuticas Não Convencionais e partilhar experiências com outros participantes.

O objetivo fundamental foi o de promover uma divulgação séria sobre as Terapêuticas Não Convencionais, o seu ensino, as suas mais-valias e limitações, apresentar as evidências científicas e conhecimento que as sustentam.

ESTÁGIOS     

A E.S.M.O.T. tem à disposição dos seus alunos duas clínicas – Corpus Clinic, Terapias Alternativas – uma no Barreiro e outra em Lisboa, para a realização da prática clínica – estágio. Durante a realização do estágio curricular, os alunos terão um acompanhamento constante por parte do formador, para que tomem contacto com a experiência clínica em contexto real de trabalho.

As Corpus Clinic estão vocacionadas para melhor atender o paciente, através de uma ampla oferta de serviços que abrangem as especialidades das Terapêuticas Não Convencionais e áreas afins. Primam por um atendimento humano diferenciado, procurando o aperfeiçoamento e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

PARCERIAS

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém

Assumindo o compromisso de continuar a investir na defesa da qualidade da formação, do exercício profissional de todos os que acreditam e apostam neste projeto educativo, em julho de 2015, a E.S.M.O.T. e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém decidiram concretizar um protocolo de cooperação conjunta, que se estende aos seguintes aspetos: dinamização e orientação de ações nos domínios do ensino e formação; participação em projetos de investigação e de prestação de serviços à comunidade; realização de estágios científicos e técnicos.

Pelo seu caráter científico e pedagógico, este acordo permite, nesta fase de transição, que os alunos que estão em percurso formativo na E.S.M.O.T., nos cursos das TNC – Terapêuticas Não Convencionais, possam beneficiar da sua progressão de estudos.

Este acordo engloba também, para além da cooperação no ensino, um intercâmbio e mobilidade dos docentes entre as duas instituições.

APAOTMA – Associação Portuguesa de Acupuntores, Osteopatas e Técnicas Manipulativas

Em 2011, a E.S.M.O.T. celebrou um protocolo de colaboração com a APAOTMA. Esta associação tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade do exercício e da realização profissional dos terapeutas da saúde natural, colocando à disposição dos associados recursos úteis à prática profissional responsável e deontologicamente correta.

Instituto Piaget – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada

A E.S.M.O.T. foi uma instituição parceira, em 2013, do Instituto Piaget, num curso de Pós-Graduação em Fitoterapia, permitindo aos seus alunos finalistas aceder, por um lado, a mais uma formação de qualidade e, por outro, a créditos universitários que valorizaram o seu currículo.

FEMTC – Fundación Europea de Medicina Tradicional China

Em 2013, a E.S.M.O.T. celebrou uma parceria com a FEMTC, permitindo aos seus alunos finalistas do Curso de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura e Fitoterapia o acesso privilegiado à primeira edição do “Master Iberoamericano em Acupuntura Bioenergética y Moxabustión”

 

 

Alguns dos nossos cursos

Medicina Tradicional Chinesa – A MTC, também conhecida como Medicina Chinesa, é o nome usualmente dado ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental.

 Osteoterapia – É a arte do conhecimento esquelético, muscular, articular, sistema nervoso e neurológico, orgânico e reflexológico. A Osteoterapia é a reunião de várias técnicas manipulativas, mobilizadoras, neurológica do reflexo vertebral.

Naturopatia e Medicina Holística – A Naturopatia baseia-se exclusivamente em métodos e substâncias naturais: alimentação natural; plantas medicinais; atividade física; higiene de vida/higienismo; suplementos naturais de vitaminas, minerais, oligoelementos, lípidos e outros nutrientes; vida sã num mundo são (agricultura biológica, ecologia, etc).

Monitor de Chi Kung Terapêutico – O Chi Kung Terapêutico é uma técnica de meditação em movimento, exercício físico que desbloqueia a energia em pontos vitais – é um método terapêutico chinês que combina suaves movimentos do corpo, com controlo da mente, determinadas técnicas respiratórias e posturas estáticas. Podendo estes serem praticados por qualquer pessoa, independente do sexo, idade ou nível físico.

Nutriterapia – A nutriterapia, tal como a conhecemos, é uma aproximação ponderal, quantitativa, que corrige as carências nutricionais, evitando os seus efeitos prejudiciais.

A nutrição é o fornecimento de elementos selecionados do meio-ambiente para serem assimilados pelo organismo. Consiste, portanto, no fornecimento quantitativo de nutrientes que constroem os “tijolos elementares” das estruturas vivas ou servem como substrato biológico. A procura por alimentos que levem ao equilíbrio físico, orgânico e metabólico é cada vez maior. Os erros da alimentação moderna, que violam os princípios elementares da saúde, estão na origem de múltiplas carências e sobrecargas, que podem ser a origem de numerosas patologias.

Artigo publicado na edição de janeiro 2017 (nº 268)

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA