“Dois cérebros, um destino” é uma metáfora que projeta a importância da sintonia entre cérebro e intestino, num círculo virtuoso que promove o bem-estar digestivo e imunitário, num apelo a uma alimentação pensada e equilibrada.

O aparelho digestivo é muito mais do que unicamente responsável pela receção e decomposição dos alimentos e absorção dos nutrientes para o sangue.

O próprio intestino, que é parte integrante do sistema digestivo, “alberga um sistema nervoso independente do cérebro – o sistema nervoso entérico (SNE) –, que contém milhões de neurónios e é responsável por controlar diretamente o sistema digestivo e comunicar com o Sistema Nervoso Central (SNC)”. Por isso é metaforicamente chamado de “segundo cérebro”.

O bem-estar digestivo impacta a saúde e bem-estar geral

O bem-estar digestivo tem um impacto significativo no bem-estar geral. Quando o sistema digestivo não está a funcionar da melhor forma, pode afetar a energia, o humor, imunidade e até mesmo a saúde da pele. Isto porque o sistema imunitário é fortemente influenciado pela saúde da microbiota intestinal. Dito de outra forma, um intestino saudável impacta positivamente o sistema imunitário, e contribui para uma maior qualidade de vida e para o bem-estar geral.

Impera, por isso, a necessidade de cada pessoa se focar em rotinas benéficas para a saúde do intestino e, consequentemente, para o bem-estar digestivo:

  • Comer devagar, mastigando bem os alimentos
  • Privilegiar uma alimentação saudável, rica em fibras, vegetais, frutas e cereais
  • Evitar alimentos processados e ricos em gorduras
  • Incluir alimentos com bifidobactérias na rotina alimentar
  • Procurar equilibrar os níveis de stress, encontrando formas de relaxar
  • Praticar exercício físico de forma regular.

Acredita-se que a composição da microbiota intestinal é influenciada por eventos precoces da vida do indivíduo, como o tipo de parto, a nutrição no início da vida e a exposição a antibióticos. Mas durante o resto da vida há fatores que influenciam diretamente o bom funcionamento do intestino e sobre os quais devemos atuar: dietas, stress, sedentarismo, excesso de álcool, tabagismo, distúrbios alimentares e envelhecimento.

Da mesma forma, ao manter hábitos não saudáveis, contribui-se negativamente para a saúde da microbiota intestinal e interfere-se de maneira prejudicial no funcionamento de todos os sistemas do corpo.

O sistema imunitário, por exemplo, é fortemente influenciado pela saúde da microbiota intestinal.

Novas gerações de alimentos ajudam nas escolhas

A resposta para vários problemas de saúde está muitas vezes no intestino e a chave para os resolver naquilo que se come. Apesar de as primeiras bactérias boas dos intestinos serem formadas durante o nascimento e a amamentação, cada pessoa é responsável por modelá-lo ao longo da vida, através das escolhas alimentares certas.

A composição da microbiota, influenciada pela dieta, é uma oportunidade de prevenção de muitas doenças ligadas à dieta e ao estilo de vida ocidentais, sobretudo as relacionadas com alterações metabólicas. Por isso, a alimentação é fulcral para tornar este órgão num aliado para a vida.

Existem alimentos favoráveis, como os alimentos com propriedades prebióticas – como a cebola, o alho, o alho-francês, os espargos, as alcachofras, o inhame -, alimentos probióticos – como os vegetais fermentados, o kefir, o miso. E surge agora Matinal Livre, com fermentado de bifidobactérias tindalizadas, uma inovação que antecipa o futuro do leite, dotando-o de características até aqui inexistentes em leite ou num produto ambiente.

Tindalização

A tindalização é um método de esterilização concebido por Jonh Tyndall feito através de aquecimentos intermitentes, intercalados por períodos de arrefecimento, que permite salvaguardar os nutrientes e as qualidades organoléticas do produto.

Bifidobactérias

Bifidobactérias são um grupo de bactérias probióticas que habitam naturalmente o trato gastrointestinal. ajudando na digestão, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a combater as bactérias patogénicas .

O fermentado de bifidobactérias tindalizadas é o produto da fermentação de bifidobactérias da estirpe HT-Bifidobacterium longum CECT 7347, submetidas tratamento térmico, ou seja, são tindalizadas. Em virtude desta tecnologia mantêm-se estáveis no leite, sem alterar as suas características organoléticas.

 

Novo Matinal Livre – uma inovação para o bem-estar digestivo e imunitário

Matinal Livre é um produto pioneiro pela adição de fermentado de Bifidobactérias Tindadalizadas, que contribui para o bem-estar digestivo e imunitário. É rico em vitamina D que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e, por ser leite, é fonte natural de cálcio que contribui para o normal funcionamento das enzimas digestivas, para o bem-estar digestivo.

Matinal foi desenvolvido para consumidores cada vez mais exigentes, que valorizam e escolhem produtos que tem impacto positivo no seu bem-estar.

É uma inovação que antecipa o futuro do leite, dotando-o de características até aqui não possíveis em leite ou num produto ambiente (UHT).