A saúde capilar está diretamente relacionada com o estado de saúde geral. Todas as mulheres já sentiram que há determinados dias do mês em que o cabelo está mais oleoso, colado à cabeça e com pouco corpo e volume.
Não se trata de uma questão psicológica que nos dias em que as mulheres estão menstruadas não se levantem com um “bom cabelo”. Trata-se, sim, de uma questão fisiológica e hormonal. Está demonstrado que a menstruação e as mudanças hormonais afetam diretamente a aparência da nossa cabeleira. Assim como a pele pode dar sinais do ciclo menstrual – com o aparecimento de alguma borbulha inoportuna – o cabelo também se ressente.
As mudanças hormonais estão diretamente relacionadas com a produção de sebo. De facto, segundo o Dr. Carlos Portinha, Chief Clinical Officer da Insparya, “esta produção de sebo aumenta especialmente entre os 15 e os 35 anos”.
O cabelo muda consoante o dia do ciclo menstrual em que a mulher se encontre. Tal como explica o médico, “nos dias anteriores à ovulação, o cabelo tem uma aparência mais saudável, com mais volume e brilho, uma vez que o nível de estrogénios é mais alto. Em contrapartida, conforme se vai aproximando o período, os níveis de progesterona disparam, provocando um aumento da produção de sebo, que aumenta a oleosidade do couro cabeludo.”
Embora os níveis de progesterona diminuam quando começa a menstruação, os estrogénios, encarregados de controlar a produção de sebo e a ativação das glândulas sebáceas, também baixam “tendo como consequência imediata no cabelo, que o couro cabeludo se torne mais sensível e se fique mais oleoso” acrescenta o médico.
A isto junta-se a subida da testosterona, que se encontra no seu ponto mais alto nos dias da menstruação, desencadeando também a produção de sebo. Tudo isto explica que nestes dias o cabelo esteja mais oleoso, tenha menos volume e esteja mais sensível.
Para tratar de evitar, na medida do possível, o excesso de gordura, seja de forma regular, mas sobretudo durantes estes dias, o Dr. Carlos Portinha recomenda o uso de champôs antioleosidade, com ingredientes como o óleo essencial da árvore do chá, agentes refrescantes e algas marinhas.
As propriedades antifúngicas e antimicrobianas do óleo da árvore do chá tratam a dermatite seborreica e simultaneamente hidratam o cabelo e o couro cabeludo, prevenindo também a acumulação de oleosidade em excesso.