Existe uma substância que pode ajudar a manter a energia ao longo do dia. E de forma natural.

 

Esqueça o café, o chá de ginseng e as bebidas energéticas. A perda de energia ao longo do dia pode ser sinónimo de um défice de uma coenzima essencial ao organismo: a coenzima Q10. Esta substância, semelhante às vitaminas, participa no metabolismo celular: alimenta as células do organismo, ajudando-as a transformar os alimentos ingeridos em energia.

COMO ATUA?

Quando uma célula necessita de energia, ela converte gordura, hidratos de carbono e proteínas em ATP (adenosina trifosfato), a forma de energia das células. A célula degrada a molécula ATP libertando a energia que esta contém. Este processo ocorre dentro de uma pequena estrutura celular, em forma de feijão, chamada mitocôndria.

Em todas as mitocôndrias, podemos encontrar coenzima Q10. As células musculares são particularmente dependentes de grandes quantidades de energia, motivo pelo qual contêm substancialmente mais mitocôndrias do que outras células. O músculo cardíaco é um órgão que contém um elevado número de mitocôndrias devido ao elevado consumo de energia.

ONDE ENCONTRAR?

O corpo humano tem a capacidade de produzir Q10, no entanto, sabe-se que a proteção começa a diminuir progressivamente a partir dos 20 anos.

Também podemos obter esta substância através da alimentação. Vísceras, carne, arenque, óleo de soja e sardinhas são algumas das melhores fontes alimentares de Q10.

Ainda assim, uma alimentação normal não fornece mais de 20 mg de Q10 por dia e a maioria das pessoas consome apenas 10 mg por dia. Esta carência pode ser colmatada através da toma de um suplemento alimentar, à venda em farmácias, contendo 100 mg de Q10.

Para uma maior absorção, opte por uma fórmula com microcristais dissolvidos em óleo vegetal. Por ser uma substância lipossolúvel, deve ser tomada juntamente com uma refeição que contenha fontes de gordura.

Para mais informações consulte: www.q10.pt