Estão abertas, até ao próximo dia 15 de dezembro, as candidaturas à Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, atribuídas pela Biocodex Microbiota Foundation, no valor de 25 mil euros. O tema escolhido para os projetos candidatos à edição 2024 é a “Microbiota na saúde da mulher”. Ao prémio podem concorrer clínicos/investigadores de instituições científicas e tecnológicas portuguesas.

Os projetos vão ser avaliados por um júri independente constituído pelos quatro membros do Comité Científico da Biocodex Microbiota Foundation em Portugal e devem ter uma duração máxima de 18 meses. O vencedor será informado pelo Presidente do júri até um mês antes da concessão da bolsa de estudos.

A microbiota – conjunto de microrganismos que habitam no nosso organismo – tem uma relação direta com a saúde. Uma microbiota saudável tem impacto no funcionamento bom do sistema digestivo, na imunidade, na síntese de vitaminas, armazenamento de gorduras e até no nosso estado emocional. A microbiota vaginal, em particular, é importante para a saúde da mulher e para a fertilidade. Os desequilíbrios na microbiota da zona íntima da mulher podem levar a problemas de secura vaginal, irritações, infeções e problemas na gravidez.

Para obter mais informação sobre a Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, consulte o regulamento e o formulário. As candidaturas devem ser enviadas, até ao dia 15 de dezembro, para o endereço de e-mail: bolsamicrobiota@biocodex.pt.

Estão também abertas, até ao próximo dia 30 de novembro, as candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota, que tem como tema “O papel da microbiota nos mecanismos da dor”. A esta Bolsa, no valor de 200 mil euros, podem candidatar-se, segundo o regulamento, médicos e investigadores de todos os países, incluindo de Portugal, independentemente da especialidade médica.

Sobre a Bolsa Nacional de Investigação 

A Bolsa Nacional para Projetos de Investigação foi criada em 2019 e coincidiu com a chegada da farmacêutica Biocodex a Portugal. Com um valor de 25.000€, esta bolsa tem como objetivo distinguir o melhor trabalho de investigação em Microbiota realizado por clínicos/investigadores a trabalhar em instituições científicas e tecnológicas portuguesas (instituições académicas, centros de investigação, hospitais, unidades de saúde, entre outras).