Ambiente saudável: o que procurar numa nova casa

É comum julgarmos que o ambiente no interior de um imóvel nos protege contra alguns dos malefícios que existem no mundo lá fora. Agentes contaminantes e fatores climatéricos extremos, entre outros, que dificilmente nos afetam entre paredes.

Porém, e por muitos esforços que sejam feitos, os erros estruturais de um imóvel podem levar a situações que nos afetam diariamente, bem como aos que connosco coabitam.

No momento de procurar uma nova casa, é pertinente que tenha em mente alguns dos defeitos mais comuns e o impacto destes na sua vida. Corretamente identificados, poderão assim ser evitados ou corrigidos a tempo. Idealmente, significando que os próximos anos podem ser passados em conforto, mantendo a sua saúde protegida.

BOA VENTILAÇÃO

O efeito de uma ventilação deficiente na sua saúde é tremendo. O interior de uma casa deve ser ventilado com alguma frequência, motivo pelo qual é pertinente verificar se existem sistemas pré-instalados para efetuar.

Em alternativa, uma boa distribuição de janelas terá o mesmo efeito, desde que tenha disponibilidade para as abrir e deixar arejar o interior até duas vezes ao dia.

SISTEMAS DE AQUECIMENTO

Existem para todos os gostos, mas o ideal é que evitem a condensação excessiva dentro de casa nos meses mais frios.

Neste aspeto, existem outros fatores a jogo, tais como o próprio isolamento do imóvel. Aqui, o ar condicionado poderá ser o seu melhor aliado, pois tem uma tendência para reduzir o nível de humidade no interior da habitação. Ao mesmo tempo, oferece a versatilidade de o poder utilizar ao longo de todo o ano, inclusive como desumidificador e purificador de ar. Tudo isto sem esquecer os devidos filtros e manutenção dos mesmos, naturalmente.

CHEIRO A FUMO

Se está a pensar comprar uma nova casa, o ideal é que coloque as questões pertinentes antes de a visitar para poupar imenso tempo e energia. Se a casa é usada e os proprietários atuais são fumadores, o cheiro a fumo de tabaco não desaparecerá tão cedo.

Além de incómodo para os não fumadores, existe um impacto nefasto na sua saúde que deve considerar.

A ETERNA HUMIDADE

Provavelmente já se terá deparado com este problema tão comum nas casas portuguesas. O isolamento insuficiente (ou praticamente ausente) de paredes, telhados, portas e janelas leva à presença de uma das piores condicionantes dentro da nossa casa.

A humidade excessiva, que eventualmente se transforma em bolores tem um impacto tremendo na saúde, afetando as vias respiratórias e podendo resultar em problemas de saúde permanentes. Caso detete qualquer indício desta situação, verifique se a mesma tem uma solução relativamente simples ou se está na disposição de a resolver com uma intervenção mais profunda.

A aquisição de uma nova casa não permite apenas um novo começo repleto de oportunidades e aventuras. Independentemente se pensa estrear um imóvel ou adquirir usado, existirão sempre pontos menos agradáveis com os quais teremos de viver.

Alguns destes problemas são de fácil solução, enquanto outros podem exigir um investimento considerável de tempo e dinheiro. O importante é que atente em cada um destes pontos e tome uma decisão informada antes de se mudar de armas e bagagens.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here