Pneumonia mata 23 pessoas por dia

0

VACINAÇÃO É FUNDAMENTAL 

A pneumonia tem consequências graves e pode levar à morte. A prevenção é a melhor forma de a combater e a vacinação antipneumocócica a forma mais eficaz de o fazer.

Destaque 2AutorArtigo da responsabilidade do Prof. Carlos Robalo Cordeiro

Pneumologista; Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

A pneumonia pode afetar pessoas de todas as idades, especialmente os mais jovens e os mais idosos. É responsável por óbitos em todos os grupos etários, mesmo em pessoas previamente saudáveis.

Segundo a Direção Geral da Saúde, a doença mata, por dia, uma média de 23 pessoas, nos hospitais portugueses. Pessoas com mais de 65 anos ou que pertençam a grupos de risco devem ter especial atenção à prevenção.

ADULTOS TAMBÉM DEVEM VACINAR-SE

A nossa imunidade diminui à medida que envelhecemos, o que nos torna mais vulneráveis a bactérias, como o pneumococo, o grande responsável pela pneumonia. A idade é, por isso, um dos principais fatores de risco da pneumonia: crianças no início da vida e adultos a partir dos 65 anos são os mais vulneráveis.

E, se no caso das crianças, temos consciência da importância do ato da imunização, quando toca à idade adulta, a tendência é desdramatizar. Não deve ser assim: a prevenção deve ser uma preocupação de todos e os adultos também devem vacinar-se.

Leia o artigo completo na Edição de Dezembro 2015 (nº 256)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA