Lindo. Cativante. Perfeitamente alinhado. Tão branco! São estes alguns dos adjetivos que um sorriso perfeito desperta. Não há dúvidas de que um sorriso saudável, bem tratado e bonito eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida! E todos merecem sorrir ao máximo, sem vergonha de falhas e imperfeições!

1marta2Artigo da responsabilidade da Dra. Marta Ascenso, Diretora Clínica da Rident

 

Hoje em dia, os implantes são uma das chaves para uma dentição perfeita e saudável. E a Medicina Dentária evoluiu de tal forma nos últimos anos que o implante dentário deixou de ser um luxo disponível para uma minoria, passando a ser não só uma necessidade para uma boca saudável, como algo acessível ao comum dos mortais.

IMPLANTES: O QUE SÃO?

A Implantologia consiste na substituição de dentes perdidos, ou na reabilitação de espaços desdentados, através da colocação de implantes.

Os implantes assemelham-se a raízes de dentes e são constituídos por um material biocompatível, que é o titânio, e são colocados estrategicamente no osso com a finalidade de suportar próteses unitárias (coroas), múltiplas ou totais.

A maior vantagem dos implantes é constituírem uma forma de reabilitação fixa, que restitui toda a função estética, fonética e mastigatória, de forma muito natural e de fácil adaptação. Desta forma, a boca não só fica bonita como funcional: é reduzida a reabsorção óssea e, consequentemente, a perda de volume facial na zona, o que reduz o aspeto envelhecido do rosto; é readquirida a capacidade mastigatória, o que favorece a absorção de nutrientes e permite que alguns alimentos (como as maçãs) voltem a fazer parte da nossa alimentação! E a recuperação é rápida!

COM OU SEM DOR, EIS A QUESTÃO!

A colocação do implante é um tratamento que não implica dor e é realizado, na maior parte dos casos, com anestesia local. Antes e após a intervenção cirúrgica, o paciente é devidamente medicado, de modo a melhorar o pós-operatório, reduzindo o edema e alguma sensação dolorosa que possa existir.

E é importante sublinhar que a higiene oral é a chave do sucesso dos implantes. As bactérias têm a capacidade de se acumular em torno dos implantes e levar ao aparecimento de infeções que podem comprometer a sua reabilitação. Assim, recomendamos uma cuidadosa higiene, com o uso de escova, elixir, fio dentário ou escovilhão e jatos de água, para assegurar a sua durabilidade e funcionamento a longo prazo. Pequenos grandes pormenores, que promovem a durabilidade do implante e a beleza do seu sorriso!

Leia o artigo completo na edição de junho 2016 (nº 262)