Acordas, olhas para o espelho e reparas que estás com manchas escuras na pele… o que aconteceu?

A hiperpigmentação é uma preocupação comum que pode ter várias causas: exposição solar, predisposição genética e idade, alterações hormonais ou resultar de estados pós-inflamatórios. Pode manifestar-se de diferentes formas, tais como manchas de idade, melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória associada à cicatrização de uma lesão ou traumas cutâneos que levam ao aparecimento de uma área plana e descolorada.

Como posso evitar a formação da hiperpigmentação?

A proteção solar é o passo mais importante que poderás dar para ajudar a evitar que a hiperpigmentação se forme. É importante não esquecer de que os raios de sol afetam a pele mesmo em dias nublados, portanto, deverás dar à tua pele a proteção diária necessária.

Tenta, sobretudo, não te expores ao sol durante as horas de exposição mais intensas. Aplica e reaplica regularmente um produto de proteção solar.

Qual a melhor solução para reduzir as manchas de pigmentação existentes?

Caso as manchas já se tenham formado é ainda possível dar alguns passos para ajudar a reduzi-las e evitar que reapareçam. Procura produtos para cuidar a pele que tenham sido formulados para resolver esse problema e cuja eficácia esteja clínica e dermatologicamente comprovada.

A Escolha do Consumidor  realizou um estudo de mercado com o objetivo de compreender o que os consumidores mais valorizam na escolha da melhor marca de produtos para “Hiperpigmentação”.

Os inquiridos deste estudo definem como principal atributo a tolerância cutânea face ao produto, sendo que o mesmo deverá ser dermatologicamente testado e com proteção UVA e UVB.

A relação qualidade/preço também será sempre algo a considerar quando escolhem uma determinada marca e/ou produto. Importa também salientar que para esta categoria é necessário que seja eficiente na cobertura e na redução de manchas.

Visto que tanto as peles sensíveis, como oleosas ou secas podem ser afetadas pelas manchas de hiperpigmentação, é importante que o produto seja adequado para todos os tipos de pele e com eficácia comprovada.

Já quanto à composição do mesmo, os inquiridos indicam que será ainda mais benéfico para o consumidor que este tipo de creme seja de rápida absorção e que contenha ingredientes como vitamina C, ácido glicólico e niacimamida.

A gama Eucerin Anti-Pigment, clinicamente comprovada na redução das manchas de hiperpigmentação, foi a eleita pelos consumidores Escolha do Consumidor 2023, com um grau de satisfação de 82,8% na categoria “Hiperpigmentação”

“É uma honra receber esta importante distinção nesta categoria. A gama Eucerin Anti-Pigment tem na base da fórmula o Thiamidol, um ingrediente ativo patenteado, que é fruto de 10 anos de investigação e que revolucionou o cuidado antimanchas. Estamos muito orgulhosos dos resultados e este reconhecimento dos consumidores demonstra que estamos a fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Diana Oliveira, Diretora Técnica Eucerin.