No próximo dia 14 de setembro, o Instituto Viver com Propósito (IVP) vai receber uma palestra de saúde emocional solidária para esclarecer algumas ideias associadas a esta realidade. Centrada na informação sobre o suicídio e na sua prevenção, o movimento Setembro Amarelo e o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio são formas de dar mais exposição a este fenómeno e de contribuir para a eficácia da prevenção.

A campanha Setembro Amarelo nasceu nos Estados Unidos, com a história de Mike Emme, um jovem carismático, carinhoso, apaixonado por carros, que, antes de chegar à maioridade, já tinha um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Quando em 1994, Mike comete suicídio, com apenas 17 anos, a sua família e amigos ficaram chocados por nunca ter percebido nenhum sinal que indicasse que o jovem quereria pôr vim à sua própria vida. Com o intuito de evitar outras situações semelhantes, no funeral, os amigos criaram uma cesta de cartões e fitas amarelas (a cor do carro de Mike) com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”.

Em Portugal, segundo dados do INE referentes a 2019, verificaram-se, por cada 100 mil habitantes, perto de 10 mortes por “lesões autoprovocadas intencionalmente”. Sendo uma das principais causas de morte nos jovens entre os 15 e os 19 anos.

Para apoiar a iniciativa Setembro Amarelo, a palestra de saúde emocional solidária será ministrada por Fábio Borges, que tem estudado e desenvolvido uma série de iniciativas ligadas à Psicologia Positiva, Neurociências, Programação Neurolinguística e Inteligência Emocional.

“A saúde mental continua a ser um tema ao qual damos assustadoramente pouca importância, especialmente sobre o suicídio, que é um tabu. Aprender, divulgar e conscientizar sobre a importância da saúde mental, não pode mais ser um papel exclusivo dos profissionais de saúde, mas sim um dever de toda a sociedade. É importante falar sobre isso, saber a que sinais devemos estar atentos e o que devemos fazer para ajudar alguém ou mesmo a nós próprios. Se queremos combater algo, falar é o primeiro passo”, diz Fábio Borges.

A palestra vai acontecer no dia 14 de setembro, das 19h00 às 21h00, no IVP. O bilhete de acesso é a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis que serão, posteriormente, entregues a uma associação.

Inscrições: https://bit.ly/PalestraIE1409