O Ispa – Instituto Universitário e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC)  recebem, esta semana e até 29 de julho, o Congresso Internacional de Neuroetologia (The International Congress for Neuroethology), a primeira reunião oficial da Sociedade Internacional de Neuroetologia a acontecer em Portugal.

Esta é a reunião regular oficial da Sociedade Internacional de Neuroetologia (ISN), uma sociedade académica dedicada à neuroetologia, formada em Kassel, na Alemanha, em 1981.

A neuroetologia é uma ciência relativamente jovem que surgiu no final dos anos 60 e início dos anos 70, com foco no estudo de como os sistemas nervosos geram o comportamento natural dos animais. Esta ciência estuda o modo como os cérebros dos diferentes animais implementam o seu comportamento natural, conhecimento esse que – entre outros – pode servir áreas que vão das neurociências humanas à robótica.

Fruto da abrangência desta área, o congresso incluirá temas diversificados, como são exemplo: “The biased owl: How the brain selects which information to rely on”, “The gourmet fly: how needs turn into wants”, “The mind of the bee” ou “The neural basis of collective behavior”.

O congresso está a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e conta com uma agenda de eventos que passam pelo Ispa – Instituto Universitário, Instituto Gulbenkian de Ciência, Oceanário de Lisboa e Casa do Alentejo. Além das várias conferências, inclui uma receção inaugural, sessões de posters, evento de networking de estudantes, sessões de mentoria, painel sobre início de carreira, reunião sobre inclusão e diversidade, visita ao Oceanário de Lisboa e banquete final. A iniciativa tem também o apoio da Fundação Champalimaud.

Da comissão organizadora do evento fazem parte Rui Oliveira, Presidente da comissão (Instituto Gulbenkian de Ciência e Ispa – Instituto Universitário), Susana Lima (Champalimaud Research) e Marta Moita (Champalimaud Research).

 Mais informações sobre o evento em https://neuroethology2020.com/