Ter um parceiro de treino é ter alguém que nos apoia e incentiva, que nos impede que sejamos vencidos pela preguiça, mas também que nos desafia. Existem opções para todas as idades e níveis de condição física. Desafie alguém para treinar e comece agora!

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

A desmotivação para treinar aparece muitas vezes: ou porque está frio ou por causa do cansaço do dia a dia, da rotina, da falta de tempo ou pela demora no resultado pretendido. Este é o mês ideal para começar a treinar com companhia. Estar acompanhado pode ajudar no processo!

Por experiência própria, posso afirmar que treinar em dupla tem inúmeros benefícios. Com o Dia dos Namorados vale a pena destacar alguns benefícios que a prática do treino a pares oferece. Tome nota destes 5 benefícios:

Mais motivação e menos desculpas – É talvez um dos benefícios mais evidentes. Quando se treina sozinho, é muito fácil arranjar desculpas para não ir.

Consistência – Ter um parceiro de treino ajuda a manter a rotina. Assim, faltará menos aos treinos. Isso ajudará a manter-se no caminho certo e mais consistente, o trará melhores e mais rápidos resultados.

Treinos dinâmicos e divertidos – O treino torna-se mais divertido em dupla; até os exercícios que menos gosta podem tornar-se divertidos.

Competição – Encarada de forma saudável, a competição vai ajudar a vencer mais desafios e a traçar novas metas. Pode ser usada como forma de motivação. Por exemplo, desafiar o par a fazer mais repetições.

Tempo de qualidade – Com os parceiros ocupados, pode ser difícil ter tempo para o casal. Assim, o tempo do treino torna-se precioso. Além disso, treinarem juntos permite que se apoiem e animem mutuamente, partilhando limites e superação. Por exemplo, se um está prestes a desistir, o outro irá ajudá-lo a reconstruir a sua motivação.

Para além dos benefícios apresentados, ir ao ginásio com um parceiro permite treinar com apoio e suporte, ter um ajudante –, seja para contar repetições ou ajudar com a carga – e ainda alguém que fornece feedback sobre a técnica. A troca de experiências permite também a melhoria da comunicação, da autoestima, da confiança e da conexão emocional, ao mesmo tempo que promove a sensação de bem-estar, prazer e estilo de vida com mais saúde.

Desta forma, sugerimos um treino que pode fazer ao seu ritmo, reforçando sempre que a gestão de intensidade do exercício deve ser feita pelo indivíduo, de acordo com a sua preferência e tolerância.

O treino apresentado tem como objetivo melhorar a condição física geral do praticante. Para quem está a iniciar-se na prática, comece devagar, respeitando e ouvindo o seu corpo. Recupere sempre que necessitar e retome apenas quando se sentir confortável.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2023 (nº 335)