A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) alerta a população para a importância de cuidar da saúde da coluna, através da adoção de hábitos saudáveis. Esta comunicação é feita no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinalou a 16 de outubro.

Este ano, o Dia Mundial da Coluna tem como objetivo incentivar a prevenção de lesões na coluna, com a prática do exercício físico e a melhoria da postura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 adultos não é ativo o suficiente.

“Mundialmente, 8 em cada 10 pessoas têm ou vão ter dores na coluna vertebral. As dores nas costas continuam a ser um dos principais motivos que leva a população a ir ao médico, pela enorme incapacidade que provocam. Estas dores acabam por ter um efeito profundo na saúde da pessoa, impossibilitando-a de realizar as diversas atividades do seu dia a dia”, explica o Dr. Nuno Neves, presidente da SPPCV.

Sublinha também: “A maior parte da população portuguesa não dá a devida importância à saúde da sua coluna, até aparecerem os primeiros sintomas. Para prevenir que tal aconteça, é necessário cuidar do nosso corpo, através da prática de atividade física, da adoção de uma alimentação saudável, da diminuição dos esforços e da melhoria da postura.”

A lombalgia, a escoliose, a hérnia discal, a doença discal degenerativa e a espondilose são algumas das principais doenças que afetam a coluna.

A SPPCV, fundada em 2003, tem o objetivo da promoção, estudo, investigação e divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral. Para mais informações consulte http://sppcv.org/

XI Congresso da SPPCV tem como objetivo a formação contínua dos profissionais

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai realizar o seu XI Congresso, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Lisboa. Este ano, o evento dirigido a médicos especialistas no tratamento das doenças da coluna vertebral, terá especial enfoque em patologias frequentes como a estenose vertebral e a osteoporose avançada, não esquecendo a inovação e novas tecnologias aplicadas ao tratamento cirúrgico, assim como o treino em cirurgia complexa da coluna cervical. Vai haver ainda espaço para a discussão de outras temáticas, como a Ética, o Direito Biomédico e Aquisição de Competências Não Técnicas aplicadas ao dia a dia do cirurgião de coluna.

De acordo com Bruno Santiago, presidente da edição deste ano do congresso e vice-presidente da SPPCV, “o principal objetivo é a formação continua dos profissionais que lidam com a patologia de coluna em Portugal”, sendo o programa científico constituído por “temas atuais e de interesse a todos os participantes”.

Refere ainda que “a patologia da coluna é um assunto de extrema importância, uma vez que é a principal causa de anos vividos com incapacidade, em todo o Mundo. Estas iniciativas científicas têm em vista a atualização contínua dos médicos numa formação de qualidade, em prol de uma melhoria do tratamento e do bem-estar dos doentes”.

E termina: “Como é já habitual, este congresso vai ser realizado com elevada qualidade científica, com oradores de excelência portugueses e estrangeiros e conta com uma parceria com várias sociedades científicas internacionais, como a AO SPINE, a SILACO e a CSRS-Europe.”

Destaca-se ainda a realização de simpósios dirigidos a Enfermeiros e a Médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar, no dia 28 de outubro, de forma a melhor preparar estes profissionais, para a orientação e tratamento dos doentes com queixas da coluna vertebral, numa perspetiva multidisciplinar.