A ideia da menopausa continua a ter, desde há muito tempo, conotações negativas, sobretudo devido à sua associação ao estigma do envelhecimento. Esta é uma fase que, na sua maioria das vezes, interfere com o bem-estar da mulher, limitando o desempenho das suas atividades diárias, numa etapa em que o seu papel é preponderante, não só a nível pessoal e familiar como também no campo profissional.

Apesar de mais de um terço da vida da mulher decorrer na fase da menopausa, este é apenas um dos muitos eventos fisiológicos e hormonais que decorre ao longo da sua vida.

É aqui que o papel do farmacêutico pode ser fundamental e diferenciador.  Estes são, muitas vezes, os primeiros interlocutores das preocupações das mulheres e podem ser determinantes na deteção do estadio da perimenopausa e menopausa, promoção de hábitos de vida saudáveis, adesão à terapêutica e aconselhamento sobre medidas a adotar para fazer frente aos primeiros sintomas da menopausa, cujo impacto se sente ao nível do bem-estar e qualidade de vida. É este o foco e o tema central do encontro organizado pela Vichy, que conta com patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

Esta fase traz outros receios acrescidos, o excesso de peso é um dos problemas mais temidos, assim como a osteoporose e os afrontamentos. No entanto, há outros que preocupam tanto ou mais as mulheres, como as alterações ao nível da pele. Aqui, Leonor Girão, dermatologista, confirma que a pele é um órgão que se ressente de forma visível na menopausa, e defende, “é importante procurar produtos essenciais para corrigir algumas alterações ao nível da pele na menopausa, nomeadamente o filtro solar, para diminuir as agressões do ambiente e cremes que ajudem a combater a falta de colagénio da pele, nomeadamente com retinol, ácidos glicólicos, ácido hialurónico e vitamina C”.

Neste encontro, que vai ter lugar hoje, dia 18, no SUD Lisboa e que tem início às 19h00, vai ser possível contar com a participação de especialistas – endocrinologista, dermatologista e farmacêuticos -, onde o tema da saúde da mulher será o enfoque, com uma visão multidisciplinar, mas também uma sessão prática de casos clínicos mais focada na realidade do aconselhamento diário dos farmacêuticos, na menopausa.