Medicamentos da despensa

0

Todos nós conhecemos os benefícios da vitamina c dos citrinos na prevenção das gripes e constipações. Mas existem muitos outros remédios menos conhecidos, mas igualmente eficazes contra perturbações comuns. Tome nota.

Sistema imunitário enfraquecido

Amoras e papaia – As amoras são excelentes nutrientes, baixas em açúcar e grandes fornecedoras de antioxidantes, o que contribui para o reforço do sistema imunitário. A papaia é outro alimento a ter em conta, devido ao seu elevado conteúdo em vitaminas A e C. Com efeito, segundo estudos recentes, apenas meia papaia fornece 150% das necessidades diárias de vitamina C.

Importante – As amoras são ainda mais benéficas quando consumidas sob a forma de compota: os níveis de antioxidantes chegam a duplicar.

Dor de cabeça

Gengibre – Além de minerais tão saudáveis como o ferro e o potássio, o gengibre contém uma substância, o gingerol, cujo efeito é semelhante ao de fármacos como a aspirina, uma vez que é analgésico. Também é anti-inflamatório e antipirético, controla a tensão arterial e é um tónico para o estômago, dado que reduz as náuseas – sobretudo, as típicas da gravidez – e as ressacas.

Importante – Pode ingerir-se fresco, como especiaria, em tintura ou em infusão (12g de planta por cada litro de água; uma chávena, três vezes ao dia).

Obstipação

Espinafres – Embora não contenham tanto ferro como se pensava, o certo é que os espinafres são um alimento imprescindível na dieta quotidiana, já que são ricos em antioxidantes, estimulam a função pancreática e têm propriedades laxantes. Devido ao seu elevado conteúdo em potássio e à baixa presença de sódio, também potenciam uma ação diurética, que favorece a eliminação do excesso de líquidos do organismo.

Importante – Devem escolher-se os espinafres que apresentem uma cor verde, brilhante e uniforme, com um aspeto fresco e tenro.

Problemas de circulação

Alho e óleo de gérmen de trigo – Uma recente investigação, levada a cabo na Universidade de Alabama (Estados Unidos), veio confirmar que o alho pode converter-se no melhor aliado dos vasos sanguíneos. Segundo os cientistas, esse efeito deve-se a uma substância que os compostos presentes no alho libertam diretamente nos tecidos dos vasos sanguíneos, que faz com que estes relaxem e se reduza a inflamação que está na origem de certos problemas cardíacos.

Outro alimento benéfico para a circulação é o óleo de gérmen de trigo, devido ao seu elevado conteúdo em vitamina E, o qual ativa a irrigação.

Importante – As virtudes medicinais do alho apenas se fazem sentir se este for consumido cru.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2018 (nº 280)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA