A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial Sem Tabaco, com uma mensagem de incentivo aos fumadores para que deixem de fumar, e recorda o impacto que o tabaco tem na saúde do fumador e dos que o rodeiam.

A LPCC recupera a Campanha ‘Não Fumes! Por ti e pela tua família’, representada num filme animado com recurso à técnica “stop motion” e de uma ​personagem – o Tomás ​(à qual o conhecido músico e compositor David Fonseca dá voz). O filme representa o impacto do tabaco no fumador e na sua família.

Assista ao vídeo

 

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo desencorajar a utilização de tabaco sob qualquer forma e apelar às pessoas, ao público e aos governos para que tomem medidas para promover um estilo de vida sem fumo.

A OMS estima que, todos os anos, os produtos de tabaco matam mais de 8 milhões de pessoas. Destas, mais de um milhão de pessoas morrem de exposição ao fumo passivo.

De acordo com o CDCCenters for Disease Control and Prevention – os benefícios de deixar de fumar estão bem descritos:

Após 2 semanas a 3 meses de deixar de fumar:

  • Começa a respirar melhor e a ter mais energia. A circulação sanguínea melhora. O risco de enfarte do miocárdio diminui;
  • O olfato e o paladar melhoram;
  • Os doentes diabéticos passam a controlar melhor a sua doença.

Após 2 a 5 anos de deixar de fumar:

  • O risco de acidente vascular cerebral (AVC) diminui, para níveis semelhantes a não fumadores;
  • O risco de cancro da boca, garganta, esófago e bexiga reduz para metade.

Não fumar é a melhor decisão que pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.

SOBRE A LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro. Tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt