De acordo com um estudo recente, 42% dos casos de abandono do uso de lentes de contacto por parte dos novos utilizadores ocorre durante os primeiros três meses1. Em grande parte, este facto deve-se à dificuldade que os novos utilizadores têm em adaptar-se às lentes de contacto. Mais concretamente, este estudo revela que as principais razões para o abandono das lentes de contacto por parte de novos utilizadores são:

  • Visão reduzida2: os novos utilizadores revelam que as suas lentes de contacto não lhes proporcionam uma visão clara e consistente.
  • Conforto diminuído2: outra razão para descontinuar a utilização de lentes é a diminuição do conforto sentida ao longo do dia.
  • Problemas de manuseamento: os utilizadores percebem que as lentes de contacto não são fáceis de usar e têm várias particularidades de manuseamento, o que causa dificuldades na sua inserção ou remoção.
  • Falta de apoio2: os utilizadores salientam a falta de apoio e de informação para estabelecer uma rotina com as suas novas lentes de contacto, uma vez iniciada a sua utilização.

Vânia Figueiredo, Professional Customer Developer Manager Iberia da Alcon, refere que “a adaptação da lente de contacto é um processo fundamental. Avaliar a superfície ocular e a forma como a lente interage com a mesma é o primeiro passo, no entanto, não se pode ignorar que esta adaptação terá um impacto direto no quotidiano do paciente, pelo que não basta considerar apenas a interação da lente com a superfície, é necessário ir mais longe. Avaliar as sensações subjetivas do paciente em termos de manuseamento, conforto e qualidade visual, utilizando questionários específicos para o efeito, bem como as condições em que as vai utilizar. O ideal será que a lente de contacto a adaptar represente uma solução com compromisso entre saúde e satisfação para todas as horas de utilização e para todas as atividades que o paciente necessite.

Conselhos dos especialistas

Para suportar os novos utilizadores de lentes de contacto e diminuir o período de adaptação, os especialistas dão-lhe alguns conselhos:

1. Lavar sempre as mãos antes de manusear, aplicar ou retirar as lentes

2. Criar uma rotina. As lentes de contacto, tal como os sapatos, têm os lados esquerdo e direito, mesmo que apresentem o mesmo aspeto. Por conseguinte, é importante colocá-las sempre na mesma ordem para que o processo se torne natural.

5. Recordar a ordem do processo. As lentes de contacto devem ser sempre inseridas antes de aplicar a maquilhagem e retiradas antes de remover a maquilhagem. Além disso, deve ter-se cuidado ao usar cosméticos, loções, sabão, etc.

4. Colocação correta. A lente de contacto deve ser colocada corretamente, tendo sempre em conta que deverá ter a forma côncava no dedo indicador.

5. Piscar os olhos três vezes. Uma vez colocada a lente, é importante piscar os olhos duas ou três vezes, pois ajuda a que a lente se posicione facilmente na superfície do olho.

 

Referências:

  1. Vision Needs Monitor, 2018 EMEA (incl. Russia).
  2. A, Young G, Hunt C, McCready S, Targe_ MT, Craven R. Retention rates in new contact lens wearers. Eye.