Os lábios são o polo de atração mais sensual e favorecedor do rosto. E é tão fácil conservar e potenciar a sua beleza. Apenas precisa conhecer alguns truques.

 

A natureza dotou cada ser humano com uma forma de lábios única e que diz muito sobre a personalidade de cada um. Segundo especialistas em morfologia corporal, atrás de uns lábios finos e largos encontramos, regra geral, uma personalidade pragmática, voluntariosa e exigente; em contrapartida, uns lábios carnudos e voluptuosos denotam um caráter sensual, sociável e energético; mas se forem finos e estreitos, estamos perante uma pessoa cerebral, individualista e amante da estética.

De qualquer modo, podemos realçar, melhorar e até mudar o aspeto e a forma dos lábios, graças à cor, à cosmética e aos tratamentos estéticos.

Tom perfeito

De acordo com  especialistas em maquilhagem, para conhecer as cores que melhor assentam nos nossos lábios, há que ter em conta o tom da pele:

  • Pele clara – O rosa, o carmim e os tons terra favorecem as mulheres de pele clara. Porém, lembre-se que a cor salta à vista neste tipo de pele, pelo que é importante escolher tons naturais.
  • Pele média – As mulheres de pele média são as que têm mais sorte, pois podem contar com uma ampla gama de tons para maquilhar os seus lábios, desde os rosas aos mais tostados, bem como diversas intensidades.
  • Pele morena – Este tipo de pele é muito versátil, uma vez que permite empregar uma grande variedade de tons, que vão dos rosas aos terra, passando pelos beges. As cútis bronzeadas ficam melhor com tons brilhantes, em vez dos mate.

Também é importante harmonizar a cor dos lábios com a do cabelo. Assim, cabelos castanhos escuros ficam bem com tons frios, bem como com os vermelhos em toda a sua gama e os tons coral. Às loiras de pele e olhos claros convém-lhes tons quentes, do laranja ao cobre e do rosa suave ao fúcsia.

Por fim, o tom dos lábios deve conjugar-se com a restante maquilhagem e, como é óbvio, com a própria roupa.

Redesenhar o contorno

Se o que pretende é redesenhar o contorno dos seus lábios, para aperfeiçoar a sua forma, tome nota dos truques que se seguem. Apenas necessita de um espelho, de um lápis perfilador e de um batom.

  • Lábios muito grossos – Desenhe o contorno dos lábios pela parte interna da linha natural, para reduzir o seu volume. Preencha com tons escuros e mate, como vermelhos avinhados ou castanhos.
  • Lábios muito finos – Para aumentar o volume dos lábios, desenhe o perfil pela parte externa da linha natural e, em seguida, preencha com cores claras, brilhantes e nacaradas. No centro do lábio inferior, aplique um toque claro ou de gloss bem definido.
  • Lábios retilíneos e sem forma – Desenhe a forma de coração no lábio superior, sempre do centro para as laterais. Em seguida, preencha com o batom. Ao escolher a cor, tenha em conta se os lábios são finos ou grossos.
  • Lábios caídos – Eleve as comissuras da boca perfilando o lábio inferior e aplicando um tom forte no centro do mesmo. Se preferir, pode perfilar o lábio superior com um tom algo mais claro.

Para obter um acabamento natural, a mina do lápis não deve estar demasiado afiada. Aplique pouca quantidade, arredondando o desenho e evitando linhas pontiagudas. Escolha uma cor idêntica à do batom, uma vez que o contraste entre o lápis e o batom já saiu de moda.

A sensualidade do gloss

Se é verdade que os lábios mate podem constituir uma autêntica declaração de cor, as cores brilhantes resultam sempre frescas e sensuais. Para obter o “efeito molhado”, aplique um tom gloss de modo uniforme. Pode, igualmente, acentuar o volume da boca acrescentando um toque de gloss no centro do lábio inferior, sobre uma boca nua ou já maquilhada. Se desejar um efeito mais intenso e prolongado, pode utilizar o seu batom preferido e terminar com um toque de gloss na parte central dos lábios. Aplicando a cor com pincel, obterá um resultado mais profissional.

Cuide do contorno

Os lábios são frágeis e denunciam a passagem do tempo. Por isso, há que tratá-los com delicadeza, mimando a sua delicada estrutura.

O contorno dos lábios mantém uma intensa atividade gesticular, o que explica o rápido aparecimento de diminutas rugas, conhecidas como “código de barras”. Para evitar o seu aparecimento – ou impedir que se acentuem – há que fazer uso de cremes antirrugas específicos para esta zona. Para potenciar a sua eficácia, aplique-os com o dedo indicador, realizando uma ligeira massagem, do centro do lábio para o exterior.

Proteja sempre os lábios dos efeitos dos raios solares e lembre-se que fumar acelera a formação das indesejáveis rugas.

Leia o artigo completo na edição de novembro 2020 (nº 310)