O Instituto Português da Afasia (IPA) criou, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a primeira aplicação móvel de Comunicação Aumentativa e Alternativa para Pessoas com Afasia (PcA) em Portugal. O objetivo desta nova aplicação é facilitar o processo de comunicação e aumentar a dinâmica social das pessoas com afasia.

Totalmente gratuita, esta App foi desenvolvida em português, apostando num design aphasia-friendly que auxilia pessoas com Afasia na transmissão de informações sobre si e as suas competências de comunicação, facilitando a interação com diferentes interlocutores, proporcionado, assim, uma redução do isolamento social destes doentes.

Esta inovadora aplicação disponibiliza um cartão de saúde personalizável, que apoia no acesso a informação sobre a doença e formas de ajuda, ao mesmo tempo que partilha dados clínicos e pessoais importantes. A mesma é complementada por um diário pessoal composto por fotografias/imagens que podem ser utilizadas como suporte comunicativo para uma conversa virtual.

A App Afasia IPA resultada de uma envolvência entre o seu criador, quinze doentes (consultores do projeto) e três terapeutas da fala, com o intuito de maximizar as potencialidades da mesma, possibilitando a sua atualização tendo em consideração as necessidades específicas de pessoas com Afasia.

Mais informações em: https://ipafasia.pt/aplicacao-movel-da-afasia/

 

Bruce Willis põe fim à carreira de ator após ser diagnosticado com afasia

Já correu o mundo a notícia de que Bruce Willis foi diagnosticado com afasia. A comunicação é a base das nossas relações interpessoais e pode ser frustrante e assustador deixar de ter essa função básica ou ela ficar alterada.

A afasia faz com que fique difícil realizar tarefas comunicativas que anteriormente não exigiam grande esforço, por exemplo: dizer os nomes adequados, evocar a palavra certa para aquilo que queremos dizer, escrever, compreender os outros, compreender o que lemos… No entanto, a pessoa não deixa de saber o que quer dizer, nem de ter ideias, opiniões e conhecimento: a afasia não afeta a inteligência!

Na maior parte das vezes, a afasia naturalmente isola a pessoa afetada. Imagine que não era capaz de expressar com facilidade os seus pensamentos aos seus amigos ou de compreender o que eles dizem. É muito fácil haver tendência para deixar de participar de forma tão ativa em atividades sociais. No entanto, há formas de evitar o isolamento causado pela afasia.

Sabia que em Portugal vivem mais de 40 000 pessoas com afasia, e a cada ano, surgem cerca de 8000 novos casos apenas devido ao AVC? O AVC é a principal causa de morte e incapacidade no nosso país. É igualmente a principal causa de afasia (cerca de 1/3 das pessoas com AVC ficam com afasia), mas existem outras como os traumatismos cranioencefálicos, tumores cerebrais e infeções.

Ainda não é conhecida a causa da afasia de Bruce Willis, porém, o mais importante neste momento será o acompanhamento por terapeutas da fala, neuropsicólogos e psicólogos para retardar ou minimizar os défices na linguagem e outras competências cognitivas, bem como para o capacitar assim como aos seus familiares e amigos para uma comunicação eficaz apesar da afasia.

Sobre Instituto Português da Afasia

A Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA), é ONG, com estatuto de utilidade pública, que se encontra a ser implementada em Matosinhos desde janeiro de 2015 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e de parceiros como a BIAL, Universidade de Aveiro, entre outros. O IPA veio desenvolver soluções de integração social para pessoas que adquirem afasia e para as suas famílias. As soluções desenvolvidas pelo IPA colmatam uma necessidade sem resposta social no país, e encontram-se alinhadas com as melhores práticas internacionais. É liderado pela empreendedora social e fundadora Paula Valente. Para saber mais: www.ipafasia.pt