Aveiro foi a cidade escolhida para acolher as atividades comemorativas do Dia Mundial da Hipertensão (DMH) que se assinala hoje, 17 de Maio. O DMH é uma iniciativa da World Hypertension League, à qual a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) se associa, e tem como objetivo alertar a população para a hipertensão, doença silenciosa que afeta 42% de portugueses.

Neste dia, a SPH pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se assim à campanha mundial cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”. A SPH relembra a importância de medir a pressão arterial frequentemente, praticar exercício físico regular e reduzir o consumo de sal.

A Capital da Hipertensão 2016 vai ter as atividades centradas na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, em Aveiro. Como já é habitual, para assinalar o DMH, médicos e enfermeiros realizam rastreios gratuitos à pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corporal, além de prestarem aconselhamento nutricional. Os rastreios têm início às 9h30 e terminam às 17h30.

A alimentação saudável e a redução de consumo de sal continuam a ser as grandes prioridades para a SPH e, por isso, este DMH vai ser marcado por dois momentos de Show Cooking, um de manhã e outro de tarde. No período da manhã vai ser realizado um Show Cooking com o chef Paulo Vieira e os alunos dos Cursos Vocacionais do Colégio Vieira de Castro. Receitas com baixo teor de sal e alimentos saudáveis para o coração vão ser o foco destas aulas de culinária. Os restaurantes da cidade de Aveiro também não vão ficar indiferentes a esta efeméride e, por isso, colocam à disposição um prato ou menu especialmente concebido para a comemoração do DMH.

A atividade física faz também parte das atividades desenvolvidas pela SPH, estando prevista a realização de uma caminhada, uma aula de exercício físico adaptado à população sénior e uma aula de zumba com muita música e animação.

As atividades para os mais novos vão-se realizar no Centro Cultural e de Congressos da cidade de Aveiro. A SPH acredita que o envolvimento das crianças em ações de sensibilização são a melhor forma de levar bons hábitos para a casa dos portugueses, devido ao seu grande poder de influência no núcleo familiar. As atividades para os mais novos começam às 10h com uma peça de teatro “Viver Saudável – Viver Feliz”, seguida da palestra “A Brincar Aprendemos” e jogos tradicionais.

PROF. JOSe MESQUITA“As ações de sensibilização do DMH têm grande importância para a SPH porque é urgente travar o aparecimento da hipertensão arterial. Uma parte considerável da população portuguesa é hipertensa, pelo que importa prevenir a doença com rastreios regulares, exercício físico e alimentação saudável com baixo teor de sal. As consequências da hipertensão podem não ser imediatas, até porque se trata de uma doença assintomática numa fase inicial, mas a longo prazo pode dar origem a problemas mais graves como o acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio e doenças renais”, refere o presidente da SPH, Professor José Mesquita Bastos.