A Eniax já está a operar em Portugal. Através de um sistema baseado em inteligência artificial assegura e facilita a comunicação entre hospitais e pacientes e reduz a falta de comparência em ambientes médicos e hospitalares.

A empresa é pioneira no desenvolvimento de um motor de processamento de linguagem natural (Patricia™) exclusivamente focado em garantir melhorias na gestão das interações nos serviços hospitalares através de funcionalidades que permitem a confirmação, reagendamento e cancelamento de consultas e o acompanhamento personalizado de cada paciente, de modo a reduzir os problemas no atendimento e marcação de consultas e exames.

“Temos como principal objetivo apoiar o paciente e impactar de forma positiva o setor da saúde português, através de soluções que se adaptam aos canais dos serviços hospitalares, e trabalhar diariamente para oferecer a melhor experiência na jornada do paciente”, afirma Aline Gómez-Acebo. “A nossa tecnologia garante uma maior eficiência dos recursos e um sentimento de proximidade e acompanhamento por parte do paciente”, acrescenta.

Serviço 100% focado na experiência do paciente e na gestão de recursos

Através de uma assistente virtual, Patrícia™, a Eniax garante um acompanhamento personalizado ajustado às necessidades de cada um, que passa não só pelo agendamento de consultas e exames e triagem digital antes de qualquer compromisso médico, mas também pelo alerta aos pacientes sobre exames periódicos que devem ser realizados em determinadas alturas da vida.

“O motor de processamento de linguagem foi treinado com base em mais de 80 milhões de casos até alcançarmos um nível ótimo de resposta a diversos contextos. Para além da assistente virtual, contamos ainda com uma equipa interna de profissionais com amplo conhecimento administrativo na área da saúde”, expõe Aline Goméz-Acebo.

Em termos de agendamento, o sistema oferece um serviço de confirmação pró-ativo, lembretes e possibilidade de remarcação de consultas. Nos casos em que é anulada uma consulta, o sistema coloca a vaga à disposição de pacientes que tenham marcações em datas muito distantes ou que não tiveram possibilidade de agendar a consulta. Para os casos em que o paciente falte à marcação, o serviço envia uma mensagem, numa lógica educacional, mostrando que o paciente não compareceu à consulta marcada e que poderá remarcar a mesma para outra hora e data.

Dedicado aos médicos, a Eniax disponibiliza uma agenda para que estes possam ter acesso à sua agenda em tempo real e dar seguimento às indicações médicas entregues ao paciente.

Tecnologia e proximidade nos cuidados de saúde

Estima-se que 20% dos pacientes não compareçam a consultas médicas em todo o mundo, afetando os serviços de saúde e causando atrasos e perdas de produtividade na cadeia de valor. Para colmatar este problema, a Eniax está já presente em mais de 230 clínicas em Portugal, Espanha, Chile, Argentina, Perú, Bolívia e República Dominicana no setor público e privado, e pretende continuar a investir no mercado português.

A empresa acompanha mais 5 mil milhões de pacientes por mês, tendo já conseguido diminuir em 50% as faltas a consultas e exames, recuperando 1 em cada 3 consultas desmarcadas através do preenchimento da vaga por pacientes em lista de espera.

Esta pretende ainda contribuir para um decréscimo de 60% dos contactos telefónicos de marcação de consulta e em 75% os contactos para confirmações e lembretes. Desta forma, contribuirá para o incremento da satisfação do cliente para mais de 97%.