Emagrecer não é fácil, mas é possível. No Dia Mundial da Obesidade (4 de março), conheça as estratégias que pode por em prática para emagrecer com prazer. E deixe-se inspirar pela história da Maura!

 

Artigo da responsabilidade da Prof.ª Ana Andrade. Doutoranda em Atividade Física e Saúde, pela Universidade Lusófona de Lisboa (ULHT). Mestre em Exercício e Bem-Estar, ULHT Lisboa. Personal Trainer e Group Trainer no Holmes Place Parque das Nações.

 

Sabia que 67,6% da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade? Segundo o último Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico do Instituto Ricardo Jorge, aproximadamente dois terços da população adulta portuguesa (67,6%) vive com excesso de peso, sendo que a prevalência de obesidade é de 28,7%. A obesidade é bastante complexa e um fenómeno multifatorial.

Há quanto tempo deseja emagrecer, mas não tem sucesso? Se sempre que pensa em emagrecer pensa que “isso não é para mim”, “já tentei de tudo” ou “tenho que deixar de comer o que gosto”, pense de novo e leia este artigo.

ALTERAR O MINDSET

Ao longo da nossa infância e já na fase adulta, ouvimos dos nossos pais e amigos inúmeras frases que, por ouvi-las de forma tão repetitiva, se tornam “verdades” absolutas, inquestionáveis. Algumas das mais comuns: “sempre foste gordo”, “nunca vais conseguir”, “treinar é muito penoso”, “és uma preguiçosa”,” deitar comida fora é crime”, entre outras que alimentam dúvidas e limitam a mudança de comportamento.

Se se identifica com algumas destas frases, é importante pedir ajuda a um psicólogo para mudar este mindset e alterar as crenças que bloqueiam o processo de gestão de peso.

Afinal, se sabemos que o excesso de peso e a obesidade alimentam doenças como a diabetes tipo II e até cancros, por que não agimos em conformidade para abraçar um estilo de vida mais saudável? É simples, mas complexo.

Primeiro, alimentamos as crenças limitadoras; depois, o conforto que a comida nos proporciona de forma rápida, mas muitas vezes de forma “culposa”; por fim, a evolução tecnológica que nos induz a ficar cada vez mais parados, quer no trabalho quer no lazer. No trabalho, passamos mais de 8 horas sentados, depois sentamo-nos para as refeições e, no final do dia, relaxamos no sofá a ver mais um bom par de horas de séries. Ou seja, passamos mais de metade do dia em comportamentos sedentários.

ABRACE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Se deseja emagrecer, é importante que tenha consciência do seu estilo de vida e como o pode mudar. Sim, é possível mudar, mas não será numa semana ou num mês que terá os resultados que deseja.

A mudança, para ser saudável, deve ser para sempre: abrace um estilo de vida que promova a qualidade de vida, a energia, a saúde e o bem-estar. Lembre-se: qualquer pessoa pode dar milhões de desculpas para não ter hábitos de vida saudáveis. Seja a falta de tempo, a pressão do trabalho, problemas familiares, stress, filhos, ansiedade ou outra qualquer.

Sinceramente, todos temos problemas… A decisão está no tipo de pessoa que nos desejamos tornar: vamos ser eternas vítimas e arranjar sempre desculpas para tudo ou vamos tomar as ações necessárias, ao relação ao que podemos controlar e está ao nosso alcance, para mudar a nossa vida.

Leia o artigo completo na edição de março 2022 (nº 325)