A menopausa acarreta uma série de mudanças no corpo da mulher, como a tendência para aumentar o peso, a pele mais seca, a queda de cabelo, etc. No que diz respeito a este último, embora cada caso seja diferente, a partir dos 40 anos, as mulheres podem notar que o seu cabelo já não é o mesmo, e começam a ter certos problemas que não tinham antes.

“Com a chegada da menopausa, ocorre uma grande alteração hormonal entre estrogénios (hormona feminina) e andrógenos (hormona masculina). Nesta altura, assistimos a uma diminuição progressiva do estrogénio enquanto a testosterona se mantém estável, e isso, juntamente com a chegada da menopausa em que os ovários param de produzir essa hormona, faz com que o ciclo do cabelo mude, encurte, levando o cabelo a cair com mais facilidade”, explica o Dr. Carlos Portinha, Chief Clinical Officer do Grupo Insparya.

Durante esta fase, as mulheres geralmente notam que o cabelo começa a perder densidade, aumenta a queda de cabelo, falta de brilho nos fios, mudança na textura ou até observam que os cabelos estão mais secos e quebradiços, por isso, o médico afirma que “as pacientes devem ser sensibilizadas para a necessidade de tratar e cuidar dos cabelos preventivamente, para tentar minimizar os efeitos da menopausa”.

Cuidados capilares adequados para prevenir a alopecia na menopausa

O cabelo diz muito sobre uma pessoa e a sua saúde no geral. Por isso, uma alimentação equilibrada, exercício regular ou cuidar da higiene, são alguns dos hábitos fundamentais para ter uma boa saúde, o que também se reflete naturalmente no estado do nosso cabelo. O Dr. Carlos Portinha partilha algumas dicas para exibir um cabelo bonito também nesta fase:

  1. Alimentação. Uma escolha correta dos alimentos é sempre um excelente tratamento para o cabelo, por isso, manter uma alimentação saudável e equilibrada ajuda-nos a não ter um défice de nutrientes essenciais para o cabelo.
  2. Desporto. Ter uma vida ativa é altamente recomendado para o nosso cabelo. Quando fazemos exercício físico, o fluxo sanguíneo e a oxigenação são ativados, ajudando a melhorar a tonificação do couro cabeludo e a prevenir a queda de cabelo.
  3. Cuidar da higiene. Adotar uma higiene adequada e lavar o cabelo diariamente é fundamental quando se trata de ter um cabelo saudável.
  4. Evitar tabaco e álcool, assim como usar suplementos vitamínicos que ajudem a suprimir possíveis carências, sempre sob orientação médica, também é altamente recomendável.

Por isso, é muito importante adotar um estilo de vida saudável e, acima de tudo, evitar carências nutricionais que podem aumentar a queda de cabelo, embora hoje em dia também existam tratamentos que podem ser muito úteis nestes casos e que podem ajudar a travar a queda de cabelo.