Se não tem apetite e não está doente, é muito provável que o seu organismo esteja a tentar compensar os excessos cometidos durante o mês de Dezembro. Uma dieta depurativa vem mesmo a calhar. Mas esqueça as refeições exclusivamente à base de frutas ou líquidos…

 

Quase sempre, as Festas Natalícias começam e acabam com toda a família à volta de uma mesa, disposta a dar conta de tudo o que lhe for servido.

Quase sempre, as festividades consistem em menus contundentes, na maioria dos casos demasiado proteicos e carregados de gorduras, além de seriamente deficitários em fibras.

Se o seu organismo está mais ou menos regulado, é possível que apenas um dia deste tipo de alimentação não tenha repercussões na sua saúde. Mas quando isso sucede durante vários dias seguidos, é muito provável que, além do correspondente aumento de peso, surja uma série de sinais indicativos da descompensação. Um deles é a falta de apetite.

Falta de apetite é um sinal

As causas da inapetência são múltiplas e variadas, mas uma delas é comer de forma abusiva e repetitiva. Boa parte da solução para prevenir esta perturbação transitória está nas mãos de quem cozinha. As refeições ricas em proteínas e gorduras – geralmente, muito pobres em fibras – têm uma consequência imediata, que é o abrandamento do trânsito intestinal. Assim, é fácil sentir-se cheio, enfartado e pesado, decidindo-se prescindir da refeição seguinte, como medida preventiva.

Conselhos do próprio corpo

Conhecer o próprio corpo e captar as suas mensagens não é tão frequente como se possa pensar, mas é uma boa medida seguir os seus conselhos. Surge, então, aquilo que, popularmente, se conhece como dieta depurativa.

Antes de mais, para seguir este tipo de dieta não é necessário alimentar-se exclusivamente à base de fruta ou de líquidos. Em Nutrição, existem conceitos muito claros, que devemos procurar manter sempre, e um deles é o de assegurar, em qualquer circunstância, o fornecimento mínimo de nutrientes.

Não omita as proteínas nem as gorduras

Apesar do seu mal-estar poder ser originado por uma ingestão abusiva de proteínas e gorduras, deve sempre tomar um mínimo desses nutrientes.

As principais fontes de proteínas podem ser as carnes brancas, as aves de capoeira ou, melhor ainda, o peixe. Para um adulto, de 65 Kg de peso, 52 gramas de proteínas serão suficientes para cobrir as suas necessidades diárias. Esta quantidade pode ser obtida com apenas 150g de peito de frango grelhado e dois copos de leite magro.

A necessidade diária de gordura satisfaz-se com apenas 30g, a qual – descontando a proporcionada pelo frango -, se obtém com apenas duas colheres e meia de sopa de azeite.

Não esqueça as fibras

Depois, basta elaborar uma dieta a seu gosto, sem esquecer de incluir alimentos ricos em fibras. Prepare um pequeno-almoço constituído por um copo de leite magro e uma boa dose de cereais com fibras. Evite os sumos, durante os dias de depuração, já que estes são praticamente isentos de fibras. A meio da manhã, pode tomar um iogurte natural magro.

Leia o artigo completo na edição de janeiro 2022 (nº 323)