Conheça os três pilares da saúde para conseguir um corpo em forma a tempo do verão… e para o resto da vida.

Artigo da responsabilidade do Dr. Gonçalo Botelho. Especialista em Medicina Geral e Familiar e Medicina Preventiva e Funcional da Clínica Pilares da Saúde

 

A perda de peso é uma temática que hoje em dia assume uma grande importância na vida de muitas pessoas. Existem pilares que devem ser seguidos de forma correta e sustentável no tempo, se queremos atingir esse objetivo de uma forma saudável: alimentação, exercício físico e bons hábitos de vida.

PARA A VIDA

Estes três pilares da saúde devem fazer parte da vida durante todo o ano e não apenas nos meses que precedem o verão. De facto, se deseja perder peso, o melhor conselho que lhe posso dar é deixar de estar focado na perda de peso e passar a focar- se em ganhar saúde. A perda de peso vai ser uma consequência natural desse trajeto.

Não nos  esqueçamos que existem vários trilhos que levam ao topo da montanha: o seu caminho não tem  de ser o mesmo que o de outra pessoa e o que resulta para um conhecido pode não resultar para si. No entanto, existem princípios gerais que devemos seguir, de forma a atingirmos o objetivo de emagrecer com saúde.

ALIMENTAÇÃO RICA, VARIADA E BIOLÓGICA

No que toca à alimentação, devemos optar, sempre que possível, por alimentos orgânicos/biológicos, evitando assim produtos industrializados. A alimentação deve ser rica e variada, com porções moderadas de cada alimento.

Beber uma água com qualidade, sempre fora das refeições, de forma a não interferir com a absorção de nutrientes, é fundamental para  a saúde.

Alguns chás, como o chá verde, apoiam no ganho em saúde e emagrecimento. Quando  beber um chá, tenha atenção ao saquinho que contém o produto: nunca deve ser de plástico.

Alimentos saudáveis, como vegetais (livres de pesticidas) e sementes (linhaça, chia, sésamo e abóbora, por exemplo), são excelentes fontes de nutrientes e fibra e atuam como prebióticos, alimentando as boas bactérias do nosso intestino, que são fundamentais para a saúde.

Frutos como o limão, ananás/abacaxi e frutos vermelhos apoiam o processo de emagrecimento saudável.

O ovo, preferencialmente cozido, é também uma importante fonte de nutrientes.

As leguminosas, como o grão-de-bico e feijão preto, e as fontes de gordura saudável, como o azeite virgem extra e o óleo de coco virgem biológico, apoiam igualmente o ganho em saúde, mas devem ser consumidos em doses adequadas.

EXERCITE-SE!

O exercício físico é absolutamente fundamental para a saúde em geral. Permite desenvolver massa  muscular e perder massa gorda. Os músculos são uma “fábrica” que estimula o nosso metabolismo a queimar calorias mesmo em repouso, facilitando a perda de tecido adiposo.

Simples caminhadas na natureza com a duração mínima de 30 minutos podem ajudar na saúde e na perda  de peso. Agora que estamos a chegar ao verão, caminhe na areia da praia com os pés descalços. A  manutenção de massa muscular em idade mais avançada, nomeadamente nas pernas, é um dos  grandes preditores de qualidade vida no idoso.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Relativamente ao estilo de vida, o sono é absolutamente fundamental e indissociável para o ganho em saúde e perda de peso. Não existe melhor remédio que uma boa noite de sono. Um dos erros mais comuns cometido pelas pessoas, no processo de emagrecimento, é não dormir horas suficientes e/ou não dormir no horário certo. O ciclo circadiano deve ser respeitado. Assim , o melhor horário para dormir é entre as 22:00 horas e as 06:00 horas. Por norma, não se   deve dormir menos do que 6 horas.

Outro grande problema para a saúde e perda de peso é o consumo de bebidas alcoólicas. É destrutivo, nomeadamente para o fígado e o cérebro. O consumo de álcool tem mesmo tendência a bloquear a perda de massa gorda e interfere com o ganho de massa muscular.

Leia o artigo completo na edição de junho 2024 (nº 350)