Janeiro é sempre o mês dos grandes planos para o ano que se inicia. Todos nós por esta altura estamos mais disposto as fazer alterações e mudanças nos nossos hábitos e rotinas, com motivação renovada e impulsionada pela passagem de ano. E se o(a) leitor(a) já decidiu que será um ano de transformação na sua vida, deixo-lhe algumas dicas para que esta transformação seja o mais fácil possível.

Artigo da responsabilidade do Prof. Pedro Costa. Personal Trainer Holmes Place Oeiras

 

Primeiro que tudo, organização: sem ela será tudo mais difícil e pode encaminhá-lo(a) para o sentido oposto. É tão frequente ouvirmos “a partir de janeiro faço isto” ou “…em janeiro é que vou começar”, mas até lá não nos preparámos para o que aí vem e surgem aqueles constrangimentos e imprevistos, situações tais como chegar ao ginásio e só quando lá está reparar que não trouxe as sapatilhas ou roupa de treino.

Portanto, vamos evitar isso. Antes de se reinscrever no seu ginásio, faça uma pequena check-list em casa, ou seja, veja se tem roupa de treino adequada, ténis de treino/corrida, meias, saco ou mochila, nécessaire, garrafa de água, auriculares e toalha de treino. Assim, consegue ter uma ideia se precisa fazer algum investimento inicial em equipamento, o que só pode jogar a seu favor, motivando-o(a) ainda mais para os seus treinos.

Depois, planeie: quantas vezes por semana vai treinar, em que horários vai conseguir (manhã cedo, hora de almoço ou fim da tarde?), quanto tempo lhe sobra para tomar duche, percurso que vai fazer (se vai a casa buscar o saco de treino ou leva consigo de manhã) e como é que vai encaixar as idas ao ginásio na sua rotina habitual. É importante planear estes pequenos detalhes, pois vai ajudar a que sua nova rotina seja simples e não tenha tantos constrangimentos inicialmente.

Defina objetivos mesuráveis

Vai voltar aos treinos para perder peso? Fantástico! Quanto peso quer perder ou quanto de perímetro abdominal quer reduzir? Tonificar as pernas e glúteos para voltar a vestir aquelas calças que vestia antes do confinamento, que tamanho vestia e que veste atualmente? Gostava que os seus braços fossem mais fortes e o seu peitoral se notasse na camisa, que tamanho está a vestir agora? Ou ganhar condição física para conseguir fazer 5km a correr, quanto é que consegue correr agora? Quer melhorar a sua autoestima e tornar-se uma melhor versão de si, tem algum modelo ou alguém cuja imagem se aproxime daquilo que idealiza?

É tão importante definir concretamente os seus objetivos como quantificá-los em valores, independentemente das razões ou motivos, para conseguir ao longo do tempo avaliar se está no caminho certo.

Interrogue-se: o que é que se propõe a alcançar com o seu novo estilo de vida e rotina de treino? Até onde está disposto a ir e que limite não quer ultrapassar? Ao impor limites, determina exatamente o que quer, o que precisa para e que limite não quer ultrapassar. Por exemplo, quanto é que vai gastar em equipamento de treino, se vai adquirir um serviço de personal trainer ou nutrição, até quanto de mensalidade pode ou está disposto a pagar?

Após toda a organização prévia e avaliação que fez à sua rotina, ao seu orçamento e objetivos que se propõe a atingir, estabeleça metas. Fixe no calendário datas para alcançar tudo aquilo que definiu anteriormente e não se esqueça de celebrar todas as conquistas, pequenas ou grandes, pois vai avivar a memória do que o levou a fazer esta mudança, contribuindo para manter a disciplina tanto no treino como na sua rotina diária.

Em resumo

Resumidamente, organiza-se, planeie, defina objetivos, interrogue-se e estabeleça metas. Siga estes cinco passos e anote-os para não se esquecer.

Deixo também alguns conselhos que facilitam a minha rotina e que poderão ser úteis para uma mudança de hábitos.

  • Prepare sempre tudo no dia anterior: deixe o saco de treino preparado e retire dele apenas o que necessita, assim evita esquecimentos.
  • Evite ter de passar em casa para ir buscar o equipamento: ir a casa pode fazer com que a preguiça seja mais forte e o vença; portanto, assim que sair de casa de manhã leve tudo consigo.
  • Tenha umas sapatilhas de treino de reserva no carro (ou nunca as retire do saco).
  • Inscreva-se no ginásio com um amigo ou com o seu companheiro(a): assim poderão os dois ajudar-se no treino e em casa a manter a disciplina.
  • Procure ajuda de um profissional: ter um personal trainer vai ajudá-lo(a) manter o foco no treino, a atingir os objetivos e a faltar menos vezes.
  • Atreva-se a experimentar aulas e treinos diferentes: introduza, uma vez por semana, uma atividade outdoor ou experimente fazer aulas que normalmente não faria.
  • Defina metas e estabeleça objetivos: é fundamental sabermos para onde vamos e como o vamos fazer, escreva-os num sítio onde os veja todos os dias.
  • Acima de tudo, divirta-se e ponha-se à prova.

Lembre-se que dificuldades e constrangimentos à sua rotina podem sempre surgir. Porém, ao estruturar a sua rotina diária vai conseguir evitar alguns contratempos. Mantenha a disciplina e o foco, não desanime e procure sempre arranjar uma alternativa, caso algo não lhe corra de feição. Fazer alterações ao estilo de vida leva tempo, vai exigir de si dedicação e persistência, mas posso garantir-lhe que vai sentir-se muito melhor a longo prazo.

Bom Ano Novo e bom regresso aos treinos!

Leia o artigo completo e veja os exercícios propostos na edição de janeiro 2023 (nº 334)