Já não existem muitas dúvidas sobre os benefícios que traz para a nossa saúde o convívio com os animais em geral e, em particular, com os cães e os gatos. Saiba mais sobre esta maravilhosa simbiose.

 

Para além do prazer e alegria imediatos que se obtêm quando se recebe uma lambidela ou marradinha carinhosa, existem já estudos científicos que comprovam as vantagens da convivência e interação com animais de estimação, nomeadamente cães ou gatos.

Quais são as vantagens comprovadas de ser tutor de um animal de companhia?

  • Menor risco de desenvolver depressão, hipertensão e ataque cardíaco;
  • Diminuição, em 35%, do número de visitas ao médico, quando comparados com as pessoas com mais de 65 anos que não tem animais de estimação;
  • Maior sentido de segurança, como é o caso dos idosos que vivem sozinhos ou das crianças com dificuldades de socialização.

Base fisiológica

Os animais em geral e, de forma particular, os cães e os gatos satisfazem nos humanos a necessidade do toque. Este ato quase mágico do toque estimula a libertação de determinadas hormonas, como a dopamina e a serotonina, e diminui a secreção de cortisol, esta última considerada a hormona do stress.

Mas não é só através do toque que os animais nos ajudam. O facto de convivermos diariamente com eles leva-nos a entrar em contacto com rotinas ou atitudes que podem, em muito, ajudar a nossa saúde:

  • O passeio regular do cão estimula a andar e a realizar exercício físico diário, para além de ser um excelente fator catalisador de socialização entre pessoas;
  • Conviver com um animal é uma responsabilidade: eles exigem rotinas de higiene que nos obrigam a contrariar sentimentos de inércia e a sentirmos-nos úteis;
  • Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a criança que contacta e cresce com animais tem um sistema imunitário mais resistente e apresenta menor risco de desenvolver alergias ou asma. Para além destas vantagens diretas na saúde, a criança aprende, de forma natural, o sentido da responsabilidade e a desenvolver empatia para com os animais.

Os animais têm necessidades específicas

Por todas as razões acima expostas e porque todos os animais – de forma particular, aqui retratados os cães e os gatos – nos merecem o maior dos respeitos, é importantíssimo ser um companheiro responsável, consciente e fiel.

Os cães e os gatos têm necessidades específicas. Se pensa adotar ou comprar um cão ou um gato, garanta que lhe vai oferecer uma qualidade de vida adequada. Quais são os pontos principais para ser um tutor responsável?

  • Garanta que reúne as condições físicas para acolher o seu animal e que estas se adequam ao seu tamanho e necessidades de exercício. Pense em quanto tempo por dia pode dispensar para passeios e brincadeiras; se não tem tempo para passear o cão, pelo menos 15 minutos, três vezes ao dia, o melhor é pensar num gato!.
  • Garanta que proporciona alimento industrial rico em todos os nutrientes e adequado quer à raça, quer à idade e estado fisiológico do seu animal (por exemplo, um labrador em crescimento necessita de alimento diferente de um pinscher adulto e com problemas renais; do mesmo modo, um gato persa deverá ter um alimento adequado às suas necessidades específicas). Entenda o alimento específico da raça e estado fisiológico como a melhor ação preventiva para problemas de saúde.
  • Proporcione os cuidados médico-veterinários necessários ao seu animal, não só os preventivos, como vacinas e desparasitações, como as prescrições médicas, recomendada em caso de doença.

Por fim, e para retribuir todo o bem que os nossos amigos de quatro patas no fazem, não poupe em carinho, amor e dedicação… Eles merecem!

Leia o artigo completo na edição de outubro 2020 (nº 309)