Há uma pergunta que todas nós fazemos: quando começamos a envelhecer? Os dermatologistas não têm dúvidas: desde que nascemos. No entanto, até aos 20 anos, não aparecem sinais visíveis de envelhecimento. É, portanto, a partir desta idade que a mulher deve começar a cuidar-se seriamente.

A pele desempenha um papel defensivo face às agressões a que o ser humano está exposto: frio intenso, calor excessivo, raios solares, poluição atmosférica ou micróbios, entre numerosos outros fatores.

A complexa estrutura da pele é formada por várias camadas. A mais externa, chamada epiderme, tem a espessura de uma folha de papel e é a que recebe todos os “golpes”. A derme, sob a anterior, acolhe as células imunitárias, assim como o colagénio e a elastina, substâncias que proporcionam a elasticidade à pele. Por último, a hipoderme é a camada que apresenta maior espessura e a sua função consiste em revestir os músculos.

Toda a pele do organismo está coberta por estas mesmas camadas e, apesar disso, não envelhece do mesmo modo, sendo que o seu grau de firmeza e de suavidade varia de umas zonas para outras. Por exemplo, a pele que reveste as palmas das mãos mantém-se firme e elástica durante muito mais tempo, pois a sua espessura é bem maior do que a fina cútis do rosto, que ainda é mais fina nas pálpebras.

Envelhecer é inevitável, mas é possível fazê-lo dignamente, minorando as suas inestéticas consequências. A cosmética moderna colocou ao nosso alcance os métodos necessários para o conseguir. Tudo passa pelos cuidados diários.

AOS 20 ANOS

Nesta idade, podem fazer a sua aparição os primeiros e temidos sinais de envelhecimento. Os traços de expressão, a ausência de cuidados e o abuso de sol sem proteção contribuem para isso. Aparecem no horizonte essas pequenas rugas em volta dos olhos. É o sinal de alerta para que se comecem a adotar os cuidados mínimos. Basta, nesta fase incipiente, não acentuar as expressões, usar óculos de sol, limpar cuidadosamente a pele de cada vez que se use maquilhagem e aplicar um ligeiro creme hidratante, todas as manhãs.

A acne pode ser o problema mais acutilante nesta idade. Nesse caso, é muito importantePelePele não tocar nas borbulhas, para evitar que acabem em cicatrizes difíceis de eliminar. Existem loções que secam as inestéticas espinhas e cremes que hidratam a pele, sem a engordurarem. Uma limpeza de pele e alguns simples cuidados diários ajudarão a eliminar essas imperfeições que, em muitos casos, chegam a criar complexos.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2022 (nº 324)