A utilização de glucosamina e condroitina, duas substâncias naturais, contribui para menos dores e um melhor funcionamento das articulações.
Um dos aspetos mais importantes para a manutenção da cartilagem articular saudável é o desporto e a atividade física. Ironicamente, muitas pessoas que sofrem de deterioração das articulações são impedidas de exercer atividade desportiva. O problema pode agravar-se com o tempo frio e húmido, mas existe uma solução, sem que seja necessário recorrer a medicamentos analgésicos ou de síntese.

PREVENIR A DEGRADAÇÃO DA CARTILAGEM

O sulfato de glucosamina e condroitina ajudam a reparar a cartilagem que se vai desgastando de forma progressiva (osteoatrose), quando tomados regularmente. Cada vez mais pessoas utilizam estes dois extratos, principalmente por serem de origem natural, eficazes e extremamente seguros.

O facto interessante acerca desta combinação de sulfato de glucosamina e condroitina  é que impede a degradação da cartilagem. Até agora, nenhuma outra substância demonstrou o mesmo efeito. O sulfato de glucosamina estimula a síntese corporal de cartilagem e actua como um tijolo da cartilagem das articulações. A condroitina auxilia estas ações.  Estudos demonstraram que o sulfato de glucosamina associado à condroitina pode prevenir a progressão da degradação da cartilagem, e alguns peritos afirmam ainda que pode reconstruir lentamente parte dos tecidos já danificados.

SEGURA E EFICAZ

A extensa investigação que tem sido realizada com sulfato de glucosamina e condroitina demonstrou que estas substâncias actuam geralmente em 8 a 12 semanas. Uma vantagem muito importante é o facto de não apresentarem efeitos secundários, uma vez que a glucosamina e a condroitina são partes naturais da bioquímica corporal e não substâncias estranhas.

ELEVADA QUALIDADE

Ao adquirir um produto com sulfato de glucosamina e condroitina, há que estar informado sobre a origem dos constituintes ativos. Um dos suplementos disponíveis nas farmácias contém sulfato de glucosamina de alta qualidade, extraído de camarão de águas profundas, não poluídas, frias e límpidas, que garantem o máximo de pureza e segurança. Também é mais vantajoso optar por sulfato de condroitina obtida a partir da cartilagem de tubarão e não de origem bovina, para evitar problemas de contaminação da BSE. Certifique-se também que opta por um suplemento que garanta uma dose diária de 800mg de sulfato de condroitina.

Artigo publicado na Edição de junho 2016 (nº 262)