As “Fun Activities in Sport” são um método para a aplicação da educação física com crianças e jovens, constituindo uma forma dinâmica e divertida de aprender.

Artigo da responsabilidade do Dr. Valter Pinheiro. Docente do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Com a colaboração de Dr. Bruno Baptista, docente do ISEC; e Dr. Fernando Santos, docente da ESE- Instituto Politécnico de Setúbal

 

 

 

Um olhar atento ao atual contexto mundial revela-nos que a sociedade atravessa um conjunto significativo de problemas aos quais convém estarmos atentos para que sejam tomadas as devidas medidas.

Deste modo, identificamos como principais reptos mundiais:

  • O aumento da obesidade infantil em todo o mundo, decorrente de maus hábitos alimentares;
  • O crescente aumento do sedentarismo das sociedades modernas em virtude do desenvolvimento tecnológico;
  • Processos educativos onde as aprendizagens são realizadas de modo compartimentado, sem se articularem conteúdos;
  • Graves alterações climáticas relacionadas com a forma abusiva como se têm gerido os recursos naturais, designadamente o papel e o plástico;
  • Acentuada quebra dos laços familiares, alicerçada no pouco tempo de convívio entre pais e filhos, bem como no crescente número de divórcios;
  • O terrível problema da fome;
  • A intolerância racial, religiosa e cultural.

Por tudo quanto acima se referiu, é crucial que se estabeleçam programas educativos nas escolas que sensibilizem precocemente as crianças para os grandes problemas da humanidade.

Assim, as “Fun Activities in Sport” assumem-se como um método para a aplicação da Educação Física com crianças e jovens, contribuindo para a melhoria de alguns dos problemas anteriormente identificados.

O QUE SÃO AS “FUN ACTIVITIES IN SPORT”?

As “Fun Activities in Sport” (FAS) assumem-se como um método criativo no ensino da Educação Física com crianças e jovens. As aulas de Educação Física baseadas neste método alicerçam-se em diferentes pilares estruturantes, designadamente: 

  1. Atividades físicas e desportivas que desenvolvam as competências motoras fundamentais (correr, saltar, subir, lançar, agarrar, etc.),num ambiente prazenteiro. Este ambiente divertido poderá ser o resultado do entusiasmo que o docente revelar durante a sessão, mas também da escolha dos exercícios, que deverão ser desafiantes, apelando à competição salutar, com elevadas taxas de sucesso e com muito tempo útil de prática motora;
  1. Atividades físicas realizadas em articulação com outras áreas do saber, nomeadamente Matemática, Meio Ambiente, Língua Portuguesa, Inglês, etc. É possível realizar jogos em que concomitantemente se salta, corre, sobe e desce e se aprendem conteúdos de outras áreas;
  1. Atividades físicas recorrendo ao uso de materiais reutilizados(garrafas de plástico, copos de iogurte) e em espaços alternativos(sala de aula, corredor). É possível realizar uma excelente aula de educação física recorrendo a garrafas de água, copos de iogurte, folhas de jornal, meias velhas, mesas e cadeiras escolares. Qualquer espaço se revela com potencial para a realização de uma aula FAS.
  1. Atividades físicas recorrendo ao uso da música para potenciar ambientes positivos e divertidos. Convém escolher músicas que se adequem ao tema tratado na aula, mas também que sejam facilmente identificadas pelas crianças.
  1. Atividades físicas que abordem os temas estruturantes da humanidade,como a deficiência, a fome, a pobreza, as alterações climáticas, as questões de género, entre outros. É muitíssimo educativo colocar as crianças a realizarem atividades privadas da visão, de um braço ou de uma perna. É, também, muitíssimo pedagógico fazer jogos apelando a questões relacionadas com as alterações climáticas, como, por exemplo, atividades em que as crianças têm de separar os resíduos (plástico, papel, vidro).
  1. Atividades físicas que potenciem e fortaleçam os laços familiares. Como alcançar este desiderato? Aproveitando os dias do pai, da mãe e da criança para levar os encarregados de educação à escola para realizarem atividades físicas com as crianças. A realização de estafetas, circuitos e jogos cooperativos, envolvendo pais e filhos é de enorme riqueza.

COMO SE OPERACIONALIZAM AS FAS?

As FAS objetivam a realização de aulas de Educação Física em constante articulação com outras áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, etc.).

Deste modo, há dois grandes critérios a ter em consideração na hora de planificar uma aula com o método FAS. Em primeiro lugar, o professor/educador deve saber que competências motoras deverão ser trabalhadas pela turma, por exemplo, lançar, agarrar, correr, saltar, etc. Depois, deverá ter em consideração os conteúdos que as crianças e jovens estão a aprender nesse momento nas outras áreas.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2022 (nº 333)