As correrias que todos temos de manhã, ter pouca fome assim que nos levantamos ou mesmo pensar que evitar a primeira mordidela pode ajudar-nos a perder alguns quilos são algumas das razões que levam muitas pessoas a saltar o pequeno-almoço.

Existem muitas teorias e diferentes pontos de vista sobre este assunto, mas a verdade é que muitos especialistas salientam que as pessoas que não tomam o pequeno-almoço tendem a ter mais fome à tarde e à noite, chegando ao jantar com muito apetite, o que consequentemente os faz acordar com pouca vontade de tomar o pequeno-almoço. A questão é que, se houver um jejum prolongado, então comemos em maiores quantidades e é mais fácil para essas calorias acumularem-se na forma de gordura.

Quais são então os benefícios do pequeno-almoço?

Em geral, um bom pequeno-almoço está relacionado com:

  1. Menor peso corporal: Comer o pequeno-almoço diariamente leva a hábitos regulares de alimentação e atividade física, com escolhas alimentares mais saudáveis e ingestão de energia consistente.
  2. Uma dieta mais saudável.
  3. Diminuição do risco cardiovascular através da redução do colesterol sanguíneo, pressão arterial e diabetes.
  4. Regulação do trânsito intestinal e com ele um impacto positivo no bem-estar digestivo. Depois de uma noite bem dormida, beber fibras e fluidos durante o pequeno-almoço hidrata o estômago, ativa os movimentos do intestino grosso e encoraja a evacuação.
  5. Melhora o desempenho intelectual, pois é a fonte de energia que o cérebro precisa depois de uma noite em jejum. A sua realização aumenta a concentração, a memória e outras competências mentais.

Tomar o pequeno-almoço logo pela manhã ajuda a controlar o apetite ao longo do dia, pois regula o ghrelin, uma hormona que é segregada no estômago e controla a sensação de fome, além de equilibrar o fornecimento diário de nutrientes ao longo do dia.

Para um pequeno-almoço equilibrado, sugerimos:

  1. 30 a 50 g de pão integral de trigo ou 20 a 30 g de farinha de aveia ou cereais integrais e cereais de pequeno-almoço.
  2. 30 a 50 g de presunto Serrano, cozido, peru ou frango, ou 1 ovo ou 1/2 lata de atum natural juntamente com uma colher de azeite.
  3. 1 lacticínio desnatado: 100ml de leite ou bebida vegetal ou 1 iogurte ou 75 g de queijo fresco.
  4. 125 g de fruta.

Fonte: PronoKal