Idade Sénior: 5 mandamentos para um inverno mais saudável

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Agora que o inverno já se instalou, juntamente com as baixas temperaturas, importa recordar que todos os anos o frio é responsável pelo internamento e morte de muitos idosos. Por isso, aqui ficam cinco conselhos para que a terceira idade tenha um inverno mais saudável.

 

Estes conselhos são válidos para todos os idosos, mas em particular para os doentes crónicos. A doença coronária, a insuficiência cardíaca, a hipertensão, a doença pulmonar obstrutiva crónica e a diabetes podem agravar-se quando as temperaturas estão mais baixas. Adotar uma atitude preventiva pode ajudar estes doentes a evitar as complicações das suas patologias, as quais poderiam levar a internamentos prolongados ou mesmo à morte.

Estes “5 mandamentos” passam por aspetos como a alimentação, a vacinação e o exercício, entre outros.

  1. COMER DE FORMA EQUILIBRADA E HIDRATAR-SE BEM

Uma alimentação equilibrada, repleta de frutas, vegetais e fontes de proteína, adquire maior importância durante o inverno. O corpo necessita das calorias dos alimentos para manter a temperatura e das vitaminas das frutas e vegetais para combater as infeções. E beber 1,5 litros de água por dia é tão importante como comer adequadamente. Esta água pode ser ingerida na forma de chás, infusões, sopas ou caldos. Dar preferência a bebidas quentes ajuda a manter o calor corporal. Por outro lado, deve evitar-se a ingestão de bebidas alcoólicas, que dão uma falsa sensação de calor, mas na verdade fazem com que o corpo perca temperatura, pois provocam a dilatação dos vasos sanguíneos.

Leia o artigo completo na Edição de janeiro 2016 (nº 257)

 

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