AddThis Social Bookmark Button

Ma disgestaoA  má digestão – ou indigestão – é definida como um desconforto ou dor localizados na região superior do abdómen, que faz com que os alimentos não sejam digeridos corretamente e, portanto, a absorção dos nutrientes fique comprometida. Trata-se de uma doença muito comum nos dias de hoje, embora a maioria das pessoas desconheça o que fazer para resolver o problema.

 

Pelo Dr. Alexandre Fernandes, Nutricionista

 

AlexandreComer determinados alimentos a que não estamos habituados, alimentos adulterados ou contaminados, alterações no tipo de alimentação, refeições muito ricas em gorduras ou em hidratos de carbono e/ou refeições com horários descontrolados acabam por desregular o aparelho digestivo. As situações mais graves surgem, principalmente, entre aquelas pessoas que não se hidratam corretamente durante os dias em que está excessivamente calor e/ou durante esforços físicos prolongados.

Mas, felizmente, na maioria dos casos, se a pessoa respeitar algumas regras básicas sobre o que deve comer e sobre higiene alimentar, rapidamente o aparelho digestivo retoma ao seu funcionamento normal.

 

Será azia?

Muitas das pessoas que so­frem de desconforto ou dor localizados na região superior do abdómen, após as refeições, desconhecem que se trata de dispepsia, uma doença crónica tão comum nos nossos dias. Muitos chamam-lhe azia. Mas fazem-no erradamente. A azia é apenas um dos vários sintomas da dispepsia, que é o termo médico para a indigestão.

Leia o artigo completo na Edição de novembro 2013 (nº 233)